Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Alunos que farão o Enade devem ser inscritos até 7 de agosto
Início do conteúdo da página
Enem

Exame nas unidades prisionais e socioeducativas tem início

  • Terça-feira, 13 de dezembro de 2016, 14h51
  • Última atualização em Terça-feira, 13 de dezembro de 2016, 14h51

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) começaram a ser aplicadas nesta terça-feira, 13, às 13h30 (Horário de Brasília), em 1.271 unidades prisionais e socioeducativas de todo o país. Assim como no Enem regular, no primeiro dia as provas são de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, e têm 4 horas e 30 minutos. Os inscritos foram encaminhados às salas de aplicação às 12h15, para que preenchessem o questionário socioeconômico, o que no Enem regular é feito pela internet, no ato da inscrição.

O Enem PPL é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2010. Em 2016, foram 54.358 inscrições de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Cada unidade prisional ou socioeducativa tem um responsável pedagógico para fazer as inscrições e repassar os resultados finais aos participantes. A maioria dos inscritos, 78%, está tentando a obtenção do certificado do ensino médio, um dos usos possíveis da nota do Enem.

O Enem PPL segue o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, para que seja garantida a isonomia do exame. Os privados de liberdade também têm a mesma oferta de recursos para atendimento especializado, desde que solicitado no ato da inscrição e comprovado. O que difere o Enem PPL do regular é apenas a logística para aplicação de provas, pelo fato de serem realizadas dentro de unidades prisionais ou socioeducativas. Nesta quarta-feira, 14, os inscritos farão provas de redação; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Assunto(s): Enem , privados de liberdade
X
Fim do conteúdo da página