Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC dá posse ao reitor da Universidade Federal do Maranhão
Início do conteúdo da página
Enem 2017

Candidatos devem estar atentos ao relógio. Há fusos diferentes

  • Sexta-feira, 20 de outubro de 2017, 17h54
  • Última atualização em Sexta-feira, 27 de outubro de 2017, 17h20

Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em dois domingos. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Mas como acontece todos os anos, os candidatos devem ficar de olho no relógio para não perder a hora. Todos os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, conforme horário de Brasília. A atenção deve ser dobrada em estados que tenham fuso horário diferente. Os candidatos devem chegar com antecedência, pois em locais de prova grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala pode ser maior que o esperado.

No Acre, os portões fecham às 10h. Já nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima os candidatos só poderão entrar no local da prova até às 11h. Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins fecharão os portões às 12h. Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, às 13h.

No primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5h30 de duração. Já no segundo domingo, dia 12, acontecem as provas de matemática e ciências da natureza, com 4h30 de duração. Em ambos os dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.

Além do relógio, é importante observar o que levar no dia do exame. É obrigatória a apresentação, pelo candidato, de documento oficial de identificação com foto. Pode ser a identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas. Atenção: carteira de estudante não é considerado documento oficial, assim pode ser deixado em casa. Se o candidato perdeu o documento ou foi roubado, poderá apresentar o Boletim de Ocorrência, porém a data dele não pode ser superior a 90 dias.

Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente também consta na lista dos itens obrigatórios. É com ela que a prova será respondida.

Mesmo sem ser obrigatório, é importante, ainda, estar com o cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem. Nele consta o local de realização da prova e para acessá-lo é necessário CPF e senha cadastrada no momento da inscrição.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Enem
X
Fim do conteúdo da página