Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Número de inscritos ultrapassa 9 milhões a quatro horas do final do prazo
Início do conteúdo da página
Semana de Ciência e Tecnologia

Na reta final do Enem, professores farão aulão em Brasília

  • Segunda-feira, 23 de outubro de 2017, 19h19
  • Última atualização em Terça-feira, 24 de outubro de 2017, 09h50

 Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estiverem no Distrito Federal terão uma oportunidade imperdível. Na sexta-feira, 27, uma semana antes da primeira prova, três conhecidos professores e youtubers darão um aulão com dicas especiais para as provas de matemática. Será das 9h às 12h, no estande do Ministério da Educação, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A entrada é gratuita e não é exigida inscrição prévia.

Os youtubers e professores Rafael Procópio, do canal Matemática Rio, que conta com mais de 920 mil seguidores; Ives Urquiza, do canal Física Total, com mais de 306 mil seguidores; e Abraão Lincoln, do canal Matemática Show, com mais de 117 mil seguidores, vão comandar o aulão. Os três fazem parte da plataforma YouTube Edu, parceria da Fundação Lemann e do Google que reúne conteúdos educacionais do YouTube.

Quem nasceu antes da década de 1980 pode estar se perguntando o que é um youtuber. Pois bem, é quem trabalha publicando seus próprios vídeos no YouTube, portal de compartilhamento de vídeos enviados pelos próprios usuários. Os três professores são exemplos dessa nova atividade que atrai multidões, principalmente de jovens dentro e fora da internet.

A coordenadora geral de tecnologias e inovação da educação básica do MEC, Marlucia Delfino Amaral, conta que o aulão será uma forma atraente de levar importantes dicas para os candidatos que participarem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

“Nós estamos preparando um grande aulão show de matemática, com a presença de três grandes youtubers de renome nacional para fazer essa aula, que será mediada por Land Vieira, apresentador do programa Hora do Enem, da TV Escola. Depois, nós vamos encerrar com um evento cultural para dar uma relaxada nos meninos”, adianta Marlucia.

Também durante a sexta-feira, no período da tarde, será realizada uma roda de conversa com professores da rede pública de ensino do Distrito Federal e estudantes que participaram da Olímpiada Brasileira de Matemática (Obmep). Além da Secretaria de Educação Básica do MEC, que está à frente do aulão, representam a pasta no evento as secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Semana – O evento, que começa na segunda-feira, 23, e vai até domingo, 29, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, tem como objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo oficinas, palestras, exposição, jogos que congregam centenas de instituições, a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o país.

Coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), esta edição do SNCT tem como tema A matemática está em tudo. No estande do MEC, além dos projetos inovadores dos institutos federais, trabalhos de alunos e professores de universidades federais e de escolas públicas de educação básica serão apresentados. A programação conta ainda com oficinas de cerveja artesanal, brigadeiros gourmet, cupcake com casca de banana, matemática todo dia, origami, palestras e debates.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página