Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Aberta a seleção para avaliadores de cursos de graduação e instituições de educação superior
Início do conteúdo da página
Enem 2017

Professora espera bom desempenho na redação

  • Domingo, 05 de novembro de 2017, 16h03
  • Última atualização em Domingo, 05 de novembro de 2017, 16h50

A professora Ana Beatriz Costa acredita que seus alunos estão preparados para o tema proposto (Foto: Arquivo pessoal)

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Alguns professores já apostavam em temática que tratasse diretamente de direitos humanos e suas violações.

Em Brasília, a professora de português Ana Beatriz Costa apostou no desempenho positivo dos seus alunos. “Acredito que eles vão conseguir desenvolver essa ideia, porque as escolas estão cada vez mais inclusivas e eles convivem com alunos que têm necessidades especiais.” Na avaliação de Ana Beatriz, a melhor estratégia para dissertar sobre o tema proposto este ano é explorar a educação inclusiva como um todo e os desafios de acolher os alunos com deficiência.

A professora sempre sugere aos alunos objetividade e, no caso das redações como a do Enem, um cuidado especial para não fugir do tema. “Entre os critérios de avaliação, estão, justamente, o conhecimento teórico e histórico do assunto”, destaca, lembrando que, conforme a na Cartilha de Participante – Redação no Enem 2017, o texto dissertativo-argumentativo deve ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista.

Para tanto, reforça a professora, também é preciso obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa. Outro critério importante a ser observado é que o texto não pode ter menos de sete linhas nem mais de 30 linhas.

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): redação , tema , orientação
X
Fim do conteúdo da página