Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Crianças terão de ir à escola a partir do 4 anos de idade
Início do conteúdo da página
Enem 2018

Em 72 horas de inscrição, número de candidatos está perto de 2,7 milhões

  • Quinta-feira, 10 de maio de 2018, 11h41
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2018, 11h47

Até as 10h desta quarta-feira, 10, a edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 2.697.519 inscritos. Aberto na segunda-feira, 7, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, o sistema de inscrição ficará disponível até as 23h59 de 18 de maio. Já o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 82, pode ser feito até 23 de maio.

Ao todo, 3.361.468 pessoas já estão beneficiadas com a gratuidade por se enquadrarem em um dos quatro perfis que davam direito à isenção, mas mesmo assim precisam se inscrever. Excepcionalmente este ano, em função da mudança no formato que separou a isenção da inscrição, todos os concluintes do ensino médio em 2018 e que estudam em escola da rede pública estão isentos. A gratuidade também está garantida para aqueles que eram treineiros em 2017 e faltaram às provas, bem como para quem, por algum motivo, não solicitou a isenção em abril.

Apenas duas opções de mensagens aparecem ao final da inscrição no Enem 2018: “Inscrição concluída com sucesso” ou “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”.

A primeira frase, escrita em verde, aparece para todos os participantes dispensados do pagamento da taxa de inscrição, categoria na qual se incluem candidatos com solicitação de isenção da taxa de inscrição aprovada; concluintes do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública, que se ausentaram em 2017 e tiveram justificativa de ausência reprovada; e concluintes do ensino médio, em 2018, em escola pública, que não solicitaram a isenção.

Já a mensagem “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”, escrita em vermelho, vem acompanhada do boleto do Banco do Brasil e aparece para todos os participantes, não enquadrados nos critérios de isenção, devem pagar a taxa de inscrição do Enem 2018. Dois tipos de candidatos estão nessa situação: os que não obtiveram aprovação no pedido de dispensa de taxa e os que acessam o sistema pela primeira vez.

É recomendável que todos os pagantes retornem à Página do Participante, no site do Inep, para conferir o status de sua inscrição.  A confirmação do pagamento do boleto pela instituição bancária leva de três a cinco dias úteis.

Clique aqui para acessar a Página do Participante.

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): Enem , inscrições , gratuidade
X
Fim do conteúdo da página