Salvador sedia capacitação regional dos operadores logísticos e de segurança
Os operadores logísticos e de segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, de todas as regiões brasileiras, estão sendo capacitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até setembro. A ação visa habilitar os colaboradores envolvidos na operação de segurança para a realização do exame e padronizar as ações. Para a região do Nordeste, o encontro será neste sábado, 15, em Salvador, e contará com 88 participantes.
Serão capacitados representantes do Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas), dos convênios celebrados entre o Inep e as Secretarias de Segurança Pública (SSP), das diretorias regionais dos Correios, além dos coordenadores dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE) e dos coordenadores estaduais das instituições aplicadoras.
Para as regiões Sul e Sudeste, o encontro será em 22 de setembro, em Belo Horizonte, para um público de 74 pessoas. Todas as capacitações serão acompanhadas por servidores da Diretoria de Gestão e Planejamento do Inep, representantes do Ministério da Defesa, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
A primeira capacitação ocorreu em 25 de agosto, em Manaus (AM), quando o Inep reuniu 74 operadores logísticos e de segurança da região Norte. Em 1º de setembro, o treinamento foi para a região Centro-Oeste, em Brasília (DF), para 56 pessoas.
Perfil – O Enem 2018 será realizado nos dias 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros. O Inep se prepara para aplicar o Exame para 5.513.684 participantes. Desses, 59% são mulheres. A faixa etária mais representativa é a dos participantes que têm de 21 a 30 anos (27,8%), 17 anos (17%) e 18 anos (15,9%). A maioria dos inscritos, 58,7%, já concluiu o ensino médio, e 29,7% está cursando a última série em 2018.
Os chamados treineiros, participantes que fazem o Enem para autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos. Ao todo, 63,8% dos participantes estão fazendo o Enem com todos os custos pagos pelo governo federal.
Assessoria de Comunicação Social