Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Proposta sobre dados abertos vence maratona de projetos
Início do conteúdo da página
Hora do Enem

Temas de destaque da semana são museus e gastronomia

  • Sexta-feira, 21 de setembro de 2018, 16h34
  • Última atualização em Sexta-feira, 21 de setembro de 2018, 16h34

Além de demonstrar habilidades dos conteúdos teóricos adquiridos no processo de aprendizagem, os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 devem provar, em muitas questões presentes no exame, que construíram uma bagagem cultural. Para ajudar a expandir ainda mais a informação e o conhecimento dos estudantes, o programa Hora do Enem desta semana traz gastronomia, museus e muito mais. De segunda a sexta-feira, em diferentes horários, a TV Escola transmite em cada dia da semana uma edição diferente.

A semana inicia com a matemática. Na segunda-feira, 24, o professor de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) Antônio Rocha conversa com Land Vieira sobre internet do futuro e como as novas tecnologias vão transformar o uso da rede nos próximos anos. Além dele, o professor Gustavo Adolfo resolve a questão 179 do Caderno Azul do Enem 2017 sobre probabilidade.

Na terça-feira, 25, a história domina o programa. Descolonização e Regime Militar são os temas das questões resolvidas pelo professor Marcelo Lameirão. O programa também recebe a visita da historiadora Karen Worcman, criadora do Museu da Pessoa, voltado para guardar a história da vida de cada brasileiro.

Aprender espanhol será mais gostoso com o programa de quarta-feira, 26. Em destaque, a gastronomia mexicana. Confira um papo com a mexicana radicada no Brasil Paulina Pozas. Ela explica como encontrou no paladar uma forma de se reconectar com a cultura do seu país de origem. Para completar, o professor Carlos Belém resolve a questão 3 do Caderno Azul do Enem 2017 sobre interpretação textual.

Já na quinta-feira, 27, os candidatos do Enem aprenderão mais sobre química. O professor Thiago Moreira resolve uma questão sobre radioatividade. Veja também um papo com o estudante Gabriel Galdino. Ele conta como, ainda no ensino fundamental, desenvolveu um premiado larvicida à base de castanha de caju para combater mosquitos da dengue.

E para encerrar a semana, na sexta-feira, 28, um programa especial traz uma seleção das melhores estratégias sugeridas pelos professores ao longo de toda a temporada de 2018 para os alunos terem uma redação nota mil.

Hora do Enem é exibido de segunda a sexta, às 7h, 13h e 18h. Todos os episódios estão disponíveis no portal da TV Escola e no canal da emissora no Youtube.

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): Enem , tv escola , Hora do Enem
X
Fim do conteúdo da página