Fim do prazo para recursos para taxa e justificativa de ausência
Termina nesta sexta-feira, 26, às 23h59 (horário de Brasília), o período de recursos relacionados à solicitação de isenção para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e à justificativa de ausência na edição anterior. O resultado das solicitações e justificativas está na Página do Participante desde 17 de abril. Para quem teve o pedido reprovado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece uma segunda chance, prevista no Edital do Enem.
Os recursos devem ser formalizados pelo Sistema Enem. É necessário incluir os documentos listados no edital, nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. A documentação exigida é diferente para cada caso.
Taxa – Participantes que quiserem apresentar recurso a resposta negativa à solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 deverá enviar documentação específica, de acordo com o anexo 3 do Edital. Três perfis têm direito à isenção da taxa de inscrição e os documentos exigidos para recurso mudam de acordo com essa realidade. É necessário consultar a relação de documentos aceitos nos recursos.
Ausência – Quem teve sua justificativa de ausência ao Enem 2018 recusada pode apresentar recurso, encaminhando documentos diferentes dos anexados durante o período de justificativa. Deve-se consultar a relação dos documentos aceitos para a justificativa de ausência no Enem 2018, de acordo com o anexo 2 do Edital.
Os resultados dos recursos serão divulgados em 2 de maio. O Inep alerta que todos os interessados em fazer o Enem 2019, isentos ou não, devem voltar ao Sistema Enem para fazer inscrição, entre 6 e 17 de maio. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.
Acesse a Página do Participante
Saiba quais são os perfis que têm direito à isenção da taxa de inscrição
Confira a relação de documentos aceitos para a justificativa de ausência no Enem 2018
Assessoria de Comunicação Social