Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Perguntas Frequentes > Prouni > ProUni é conquista na promoção da igualdade racial
Início do conteúdo da página
Primeiro dia

Provas do Enem 2019 são aplicadas em todo o país

  • Domingo, 03 de novembro de 2019, 12h25
  • Última atualização em Domingo, 03 de novembro de 2019, 19h35

Ministro da Educação, Abraham Weintraub, acompanha toda a logística na sede do Inep, em Brasília (DF)

Dyelle Menezes, do Portal MEC

Desde às 13h30 deste domingo, 3 de novembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 estão sendo aplicadas em mais de 1,7 mil municípios de todo o país. São 10.133 locais de provas que reúnem os 5 milhões de participantes. O primeiro dia do exame termina às 19 horas.

Os candidatos respondem 90 questões sobre linguagens e ciências humanas e suas tecnologias. Também é o dia da redação, que precisa ser um texto dissertativo-argumentativo.

A estudante Maria Fernanda Nogueira de Souza, 17 anos, chegou ao local de prova em Brasília assim que os portões foram abertos às 12h. "Eu acho que as provas de hoje vão estar tranquilas. Eu me preparei bem para isso. Espero ter notas boas e cursar Medicina", afirmou. Já a estudante Ana Paula Oliveira, de 18 anos, realiza o Enem 2019 com o intuito de cursar Direito. “Eu me preparei muito. Fiz cursinho e estudei bastante. Espero ir bem nas provas de hoje”, disse.

A partir das 15h30 horas, os participantes poderão deixar os locais de prova. Antes disso, serão eliminados. Para levar o caderno de questões, os candidatos precisam sair a partir de 18h30, meia hora antes do término do primeiro dia do exame, que ocorre às 19 horas.

Na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, acompanha toda a operação logística. Do local, monitora as atividades de todo o país e pode tomar decisões rápidas em caso de intercorrências.

Mais cedo, Weintraub esteve no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCN), na Polícia Rodoviária Federal, em Brasília (DF). No local funciona uma central de monitoramento das forças policiais que realizam um trabalho conjunto com os estados e o Distrito Federal.

Novidades - Para garantir maior segurança, a edição 2019 do Enem trouxe uma novidade. O participante que levar aparelho eletrônico, como celular ou relógio, e este tocar durante a prova será eliminado na hora. Isso vale para ligações telefônicas e alarmes, por exemplo, mesmo que estiver lacrado.

Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como Sisu e o Prouni. Quem tem o sonho de estudar fora do Brasil, pode ainda usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.

03/11/2019 - Primeiro dia de prova do ENEM 2019. Fotos: Luis Fortes/MEC

Assunto(s): MEC , Enem , Inep , Enem2019
X
Fim do conteúdo da página