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Educação de jovens e adultos

MEC distribui coleção que apóia a EJA

  • Segunda-feira, 12 de março de 2007, 13h47

O Ministério da Educação conclui este mês a distribuição de cinco cadernos temáticos aos professores que trabalham com educação de jovens e adultos (EJA) nas escolas das redes públicas estaduais e municipais. Elaborada sob a coordenação da educadora, escritora e especialista em EJA, Vera Barreto, a coleção Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos tem o objetivo de auxiliar o professor no desenvolvimento das suas tarefas na sala de aula.

São 48 mil kits contendo 240 mil volumes que vão para 42.733 escolas públicas. O conteúdo dos cadernos está em 6.100 CDs-rom que a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) enviou aos 27 secretários e aos 27 coordenadores estaduais de EJA, aos 3.733 secretários municipais de educação que têm oferta de educação de jovens e adultos em suas redes e aos 1.830 municípios que ainda não têm EJA. Os 3.733 municípios com EJA, além do CD-rom, recebem uma coleção dos cadernos. Já os 60 fóruns estaduais e regionais de EJA e os 49 núcleos de pesquisa sobre educação de jovens e adultos das instituições de ensino superior recebem a coleção impressa e um CD-rom.

Os cadernos, diz a coordenadora-geral de educação de jovens e adultos da Secad, Cláudia Veloso, são para os professores e os CDs-rom, para as secretarias multiplicarem o material e oferecê-lo às escolas. Para ela, os cadernos abrem aos professores uma série de possibilidades: estudos individuais, subsídio para discussões e estudos coletivos, estímulo à troca de saberes na escola. Apesar da educação de jovens e adultos ser uma atividade especializada e com características próprias, diz a coordenadora, no Brasil são raros os cursos de formação de professores, daí a importância destes materiais chegarem às escolas públicas.

Conteúdos — Alunas e Alunos da EJA é o título do primeiro caderno. Traz informações, estratégias e procedimentos que ajudam o educador a conhecer seus alunos. Aborda itens como o perfil deste público: porque procuram os cursos, o que querem saber, o que sabem e o que não sabem, suas relações com o mundo do trabalho e na sociedade em que vivem. O segundo volume, A sala de aula como um grupo de vivência e aprendizagem, apresenta estratégias capazes de criar, desenvolver e manter a sala de aula como um grupo de aprendizagem com interação professor/aluno e os alunos entre si. Os cadernos três e quatro — Observação e registro, Avaliação e planejamento — cuidam da prática pedagógica. No último volume, Processo de Aprendizagem dos Alunos e Professores, estão orientações e discussões relativas à teoria do conhecimento: como os alunos aprendem e como os professores aprendem ensinando.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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