Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Guia de Tecnologias: novo calendário
Início do conteúdo da página
Educação básica

Guia de Tecnologias: novo calendário

  • Segunda-feira, 07 de abril de 2008, 13h42

As empresas, universidades, organizações públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, que inscreveram propostas para o Guia de Tecnologias para a educação básica, já podem preparar os materiais – ferramentas, manuais, aparatos, utensílios – para enviá-los à avaliação. O endereço da universidade pública que será responsável pela pré-qualificação dos materiais será informado aos participantes pela Secretaria de Educação Básica (SEB) até dia 22.

De acordo com a coordenadora de materiais didáticos da SEB, Jane Cristina da Silva, as inscrições de propostas foram encerradas em 14 de março, e o calendário das próximas etapas do Guia de Tecnologias foi alterado. O envio de ferramentas, por exemplo, começa dia 22 deste mês e termina em 7 de maio.

A proposta do Ministério da Educação com o Guia de Tecnologias é oferecer aos secretários estaduais e municipais de educação e aos conselhos indicações de tecnologias avaliadas por especialistas e capazes de contribuir para melhorar a qualidade da educação pública. O MEC, explica Jane Cristina, não vai adquirir os produtos, a finalidade do guia é orientar. O processo de escolha dos novos instrumentos educacionais que constarão do guia se estende até dezembro.

Fases Início 2008 Término 2008
Envio de ferramentas 22 de abril 7 de maio
Avaliação 12 de maio 26 de setembro
Divulgação resultados 29 de setembro  
Prazo para recursos 30 de setembro  
Resultados finais 1º de dezembro  

Exceto o calendário que foi modificado, as demais informações para o cadastro de tecnologias educacionais podem ser obtidas na chamada pública nº 1/2008.

Guia – A primeira seleção de materiais para o Guia de Tecnologias começou em 2007. Participaram 233 propostas, das quais foram pré-selecionadas 19. A previsão da SEB é que o guia com as 19 propostas esteja disponível aos gestores da educação pública de estados e municípios ainda no primeiro semestre de 2008. Será apresentado em dois formatos: impresso, com tiragem de dez mil exemplares, e uma versão para consulta no Portal MEC. Como o guia é um sistema de fichário, as próximas tecnologias pré-selecionadas deverão ser anexadas a esse material.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página