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Educação básica

Formação de professores é modelo no Acre

  • Sexta-feira, 07 de novembro de 2008, 16h26

Ao abrir um curso de graduação, quase sempre uma licenciatura, em cada um dos 22 municípios do estado, a Universidade Federal do Acre (Ufac) oferece ao país um modelo de diálogo com realidade local e regional. Essa capacidade de inserção, que começou em 2000, foi destacada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta sexta-feira, 7, ao dar posse à reitora Olinda Batista Assmar, para um mandato de quatro anos.

O modelo adotado no Acre, por iniciativa da universidade, compreende um sistema de parceria com três atores: a Ufac, a secretaria estadual de educação e cada uma das 22 secretarias municipais de educação. Num período de oito anos, explica a secretária de educação do estado, Maria Correia da Silva, o índice de graduação dos professores da rede, na área urbana, passou de 26% em 2000 para 80% neste ano. A projeção é ter 100% dos professores com graduação em 2010. O desafio agora é oferecer licenciatura aos professores que trabalham na área rural. A essa conjuntura favorável, os professores da rede pública estadual também somam um plano de carreira e piso salarial de R$ 1.600, por 30 horas semanais de trabalho.

A reitora Olinda Assmar explica que para atender aos municípios, a universidade montou um banco de professores que vão a cada localidade ministrar os conteúdos de sua área. Geralmente, explica, a matéria é dada em bloco. Para a área rural, que tem dificuldades específicas por causa do regime de chuvas da região Norte, a Ufac está construindo um núcleo de educação a distância, com tutores, para levar a formação superior a esses docentes. Outro desafio da reitora é criar um programa de formação continuada para os professores que já têm licenciatura. A participação da secretaria estadual e das secretarias municipais no programa de formação é com infra-estrutura – salas de aula, biblioteca e laboratório de informática, além de pessoal de apoio.

Na avaliação de Fernando Haddad, o Acre é referência de organização da educação pública. “O estado tem um rumo definido.” Para ele, o desafio da universidade é propor novos projetos que valorizem a enorme biodiversidade e a segurança ambiental da região, áreas onde o conhecimento tem peso fundamental. Entre as tarefas que tem Olinda Assmar, estão consolidar os campi da Ufac e aumentar o número de cursos e de vagas na graduação, especialmente no ensino noturno.

Olinda Batista Assmar é graduada em letras português/inglês na Universidade Gama Filho e tem mestrado e doutorado em ciência da literatura, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Números – A Universidade Federal do Acre oferece 42 cursos de graduação nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, sendo dez noturnos; sete licenciaturas para formação de professores, um bacharelado e cinco mestrados institucionais. Tem 9.075 alunos, 450 professores e 519 servidores técnico-administrativos.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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