MEC apóia projeto de expedição à Amazônia
O Ministério da Educação, em parceria com os ministérios da Educação de oito países da América Latina (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Surititle, Venezuela e Guiana Francesa), é um dos apoiadores do projeto Conhecendo a Amazônia - A OTCA e a Juventude - Caminhos de Orellana, da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
Para participar da expedição, serão selecionados os cinco melhores trabalhos de alunos que estejam cursando o ensino médio em 2006 de cada país. A escolha fica a cargo dos ministérios da Educação dos respectivos países. Os 45 estudantes de instituições educativas públicas e privadas, de 15 a 18 anos, farão a viagem entre 24 de junho, saindo de Quito, no Equador, e 21 de julho, quando chegam a Belém do Pará. Em 26 de julho, serão recebidos pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília.
O candidato terá de fazer uma redação sobre um tema ligado à Amazônia, sugerido pelo estabelecimento educativo. A OTCA levará os estudantes para conhecer a mesma rota da expedição comandada pelo espanhol Francisco de Orellana ao longo do rio Amazonas, nos anos de 1541 e 1542.
Para o técnico em gestão de políticas educacionais da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Leopoldo Ricardo Malta, a finalidade do concurso é permitir a vivência dos alunos com a prática da geografia, da biologia e da antropologia, entre outras disciplinas. "Outro objetivo importante é o intercâmbio de informações entre os alunos dos países da América Latina pertencentes ao Tratado de Cooperação Amazônica", acrescenta.
Segundo ele, toda a expedição será registrada pelo canal da TV Futura e o material em vídeo será transformado em subsídio para que os professores possam ilustrar suas aulas sobre a riqueza e a importância da Amazônia. Cada aluno selecionado, explica, também receberá uma máquina fotográfica digital para que possa efetuar seu próprio registro da viagem. Estas fotos serão selecionadas e, a partir daí, uma exposição poderá ser montada.
Outra intenção do projeto, conforme Malta, é que cada aluno desempenhe o papel de multiplicador da experiência em sua região de origem. "Sua experiência será partilhada com os colegas que não puderam lá estar."
Expedicionários - Acompanhados por 27 professores e profissionais das mais diversas áreas, os expedicionários percorrerão o trajeto feito pelo explorador espanhol, da capital equatoriana até Belém do Pará. Além do Equador e Brasil, passarão pelo Peru e Colômbia.
Diariamente, terão oficinas e palestras sobre temas como a história da região, sua ocupação, os problemas atuais da população rural e urbana, a especificidade dos povos indígenas e ribeirinhos, as questões ecológicas, culminando com discussões sobre as alternativas para a sustentabilidade do espaço amazônico.
Ao final da viagem, todo o material produzido por estudantes e professores será transformado em produtos como videoclipes, programas para televisão, CDs-rom, livros, artigos e outros.
Repórter: Cristiano Bastos