Fundeb e Orçamento
“Esse aprimoramento técnico dos veículos faz parte da evolução natural do programa”, afirma o coordenador-geral de apoio à manutenção escolar, José Maria Rodrigues, ao comentar sobre os diferenciais de alguns itens da nova frota, como pneus mais adequados a estradas de terra; chassi mais alto e rodas mais próximas da frente e da traseira do veículo, para evitar atolamentos; e equipamentos de acessibilidade com uma cadeira de rodas que poderá ser descida até o nível do solo.
Para analisar a funcionalidade dos novos ônibus, os pesquisadores do FNDE e do Ceftru irão percorrer rotas escolares com os alunos. Entrevistas também serão feitas com gestores de ensino, motoristas e os próprios estudantes para se perceber, in loco, como as alterações são recebidas.
Ampliação – O Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares no Brasil, garantindo mais conforto e segurança aos estudantes. O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Em 2008, 1.300 municípios aderiram ao programa e compraram 2.487 ônibus – 1.150 por meio do BNDES; 740 via convênios com o FNDE; e 597 com recursos próprios.
Em 2009, deve-se ultrapassar sete mil veículos, num investimento total de R$ 1,15 bilhão: R$ 750 milhões do BNDES; R$ 200 milhões de emendas parlamentares; R$ 100 milhões de recursos dos municípios ou estados e outros R$ 100 milhões com verba do FNDE. Inicialmente, o fundo dará preferência aos municípios prioritários do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e que ainda não foram contemplados.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Desempenho de novos modelos de ônibus será testado em pesquisa
“Esse aprimoramento técnico dos veículos faz parte da evolução natural do programa”, afirma o coordenador-geral de apoio à manutenção escolar, José Maria Rodrigues, ao comentar sobre os diferenciais de alguns itens da nova frota, como pneus mais adequados a estradas de terra; chassi mais alto e rodas mais próximas da frente e da traseira do veículo, para evitar atolamentos; e equipamentos de acessibilidade com uma cadeira de rodas que poderá ser descida até o nível do solo.
Para analisar a funcionalidade dos novos ônibus, os pesquisadores do FNDE e do Ceftru irão percorrer rotas escolares com os alunos. Entrevistas também serão feitas com gestores de ensino, motoristas e os próprios estudantes para se perceber, in loco, como as alterações são recebidas.
Ampliação – O Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares no Brasil, garantindo mais conforto e segurança aos estudantes. O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Em 2008, 1.300 municípios aderiram ao programa e compraram 2.487 ônibus – 1.150 por meio do BNDES; 740 via convênios com o FNDE; e 597 com recursos próprios.
Em 2009, deve-se ultrapassar sete mil veículos, num investimento total de R$ 1,15 bilhão: R$ 750 milhões do BNDES; R$ 200 milhões de emendas parlamentares; R$ 100 milhões de recursos dos municípios ou estados e outros R$ 100 milhões com verba do FNDE. Inicialmente, o fundo dará preferência aos municípios prioritários do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e que ainda não foram contemplados.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE