Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escritores têm sete dias para participar do concurso Literatura para Todos
Início do conteúdo da página
Educação de jovens e adultos

Escritores têm sete dias para participar do concurso Literatura para Todos

  • Quinta-feira, 09 de março de 2006, 15h06

Os escritores brasileiros, profissionais ou amadores, que desejam participar do concurso Literatura para Todos têm prazo até a próxima quinta-feira, 16, para fazer a inscrição junto ao Ministério da Educação. Serão selecionados livros de oito gêneros literários que receberão, cada um, prêmio de R$ 10 mil. Além do prêmio em dinheiro, a obra terá tiragem de 300 mil exemplares e será distribuída aos jovens e adultos recém-alfabetizados.

Até a tarde desta quinta-feira, 9, o Ministério da Educação tinha registrado a inscrição de 365 obras, mas a expectativa é que o número de concorrentes atinja entre 450 e 500. O concurso Literatura para Todos tem o objetivo de selecionar obras escritas especialmente para jovens e adultos que participam ou que concluíram o processo de alfabetização. Com a distribuição de 2,4 milhões de livros em 2006, o MEC quer desenvolver o gosto deste público pela leitura e incentivá-lo a continuar os estudos em classes da educação de jovens e adultos (EJA).

Categorias – Podem concorrer obras de oito modalidades: conto ou novela; crônica; poesia; biografia ou relato de viagem; ensaio ou reportagem; textos da tradição oral; esquetes, scripts, peças teatrais, roteiros de vídeo, cinema, quadrinhos; texto utilizando linguagem das tecnologias de informação e comunicação (e-mail, blog, comunidades virtuais, grupos de discussão etc.).

Para concorrer, a obra deverá ser inédita. O edital recomenda que os autores priorizem a leveza e a invenção poética, diferente dos textos didáticos utilizados em sala de aula. Mais informações no edital do concurso. Entre 17 de março e 5 de abril, uma comissão de nove especialistas e escritores vai avaliar as obras e selecionar as oito melhores. A relação dos vencedores será divulgada em 5 de maio.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página