Língua portuguesa
A primeira edição, realizada em 2008, alcançou 6 milhões de alunos. O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Na edição de 2008, o número de professores inscritos chegou a 202.280. Eles representaram 55.570 escolas de 5.445 municípios. No Paraná, o total de escolas inscritas foi de 3.619. Chegaram à etapa semifinal 37 professores paranaenses, cada um com um aluno.
Sueli Ferreira, professora do Colégio Estadual Sagrada Família, do município de Campo Largo, foi uma das vencedoras. Ela trabalhou, com alunos do oitavo ano, o gênero memórias. “Já na primeira oficina, mobilizamos pais, avós e estudantes para reunir objetos antigos e trazer para a escola”, lembra. “Os alunos ficaram impressionados com coisas que não conheciam, como uma escritura de compra de terreno em réis, moeda antiga do país.”
De acordo com Sueli, a olimpíada promove o aperfeiçoamento do professor, que recebe livros com toda uma metodologia de ensino voltada para a leitura e produção de textos e participa de oficinas. “Foi um grande crescimento pessoal e profissional”, admite.
Este ano, uma das novidades é a participação de alunos matriculados no nono ano (oitava série) do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas. Eles concorrerão com textos do gênero crônica. As demais categorias permanecem como em 2008 — estudantes do quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) participarão com textos do gênero poesia; do sétimo e oitavo anos (sexta e sétima séries), gênero memórias literárias. No ensino médio, os alunos do segundo e do terceiro anos devem concorrer com artigos de opinião.
O tema para as redações em todas as categorias é O Lugar Onde Vivo, destinado a valorizar a interação das crianças e jovens com o meio em que crescem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre a realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Em 2010, uma coleção didática da olimpíada foi enviada a todas as escolas públicas do Brasil. O material é composto por cadernos de orientação ao professor (propõem uma sequência didática para o ensino da leitura e produção de textos), coletânea de textos e cd-rom multimídia para quatro diferentes gêneros textuais (poema, memórias, artigo de opinião e crônica).
Na olimpíada, alunos e professores participarão de etapas escolares, municipais, estaduais e regionais e da nacional. Serão selecionados 500 textos semifinalistas na etapa estadual, 152 na regional e 20 na nacional.
Tanto o estudante quanto o professor serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.
Para que os professores se inscrevam, as secretarias estaduais e municipais precisam aderir ao concurso. As adesões e inscrições devem ser feitas até o dia 7 de junho, na página eletrônica do Cenpec.
Assessoria de Comunicação Social
Página oficial da Olimpíada
Leia mais...
Casos da comunidade são fonte de inspiração nas Olimpíadas
Olimpíada ajuda alunos cearenses a desenvolver ideias em forma de texto
Participar da olimpíada enriquece a experiência de professores e alunos
Estudantes do Amazonas desenvolvem leitura e escrita com olimpíada
Competição atrai alunos e professores e pretende melhor ensino da escrita
Olimpíada da Língua Portuguesa incentiva leitura e escrita
Olimpíada aperfeiçoa escrita e mobiliza familiares e alunos
A primeira edição, realizada em 2008, alcançou 6 milhões de alunos. O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Na edição de 2008, o número de professores inscritos chegou a 202.280. Eles representaram 55.570 escolas de 5.445 municípios. No Paraná, o total de escolas inscritas foi de 3.619. Chegaram à etapa semifinal 37 professores paranaenses, cada um com um aluno.
Sueli Ferreira, professora do Colégio Estadual Sagrada Família, do município de Campo Largo, foi uma das vencedoras. Ela trabalhou, com alunos do oitavo ano, o gênero memórias. “Já na primeira oficina, mobilizamos pais, avós e estudantes para reunir objetos antigos e trazer para a escola”, lembra. “Os alunos ficaram impressionados com coisas que não conheciam, como uma escritura de compra de terreno em réis, moeda antiga do país.”
De acordo com Sueli, a olimpíada promove o aperfeiçoamento do professor, que recebe livros com toda uma metodologia de ensino voltada para a leitura e produção de textos e participa de oficinas. “Foi um grande crescimento pessoal e profissional”, admite.
Este ano, uma das novidades é a participação de alunos matriculados no nono ano (oitava série) do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas. Eles concorrerão com textos do gênero crônica. As demais categorias permanecem como em 2008 — estudantes do quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) participarão com textos do gênero poesia; do sétimo e oitavo anos (sexta e sétima séries), gênero memórias literárias. No ensino médio, os alunos do segundo e do terceiro anos devem concorrer com artigos de opinião.
O tema para as redações em todas as categorias é O Lugar Onde Vivo, destinado a valorizar a interação das crianças e jovens com o meio em que crescem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre a realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Em 2010, uma coleção didática da olimpíada foi enviada a todas as escolas públicas do Brasil. O material é composto por cadernos de orientação ao professor (propõem uma sequência didática para o ensino da leitura e produção de textos), coletânea de textos e cd-rom multimídia para quatro diferentes gêneros textuais (poema, memórias, artigo de opinião e crônica).
Na olimpíada, alunos e professores participarão de etapas escolares, municipais, estaduais e regionais e da nacional. Serão selecionados 500 textos semifinalistas na etapa estadual, 152 na regional e 20 na nacional.
Tanto o estudante quanto o professor serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.
Para que os professores se inscrevam, as secretarias estaduais e municipais precisam aderir ao concurso. As adesões e inscrições devem ser feitas até o dia 7 de junho, na página eletrônica do Cenpec.
Assessoria de Comunicação Social
Página oficial da Olimpíada
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Olimpíada ajuda alunos cearenses a desenvolver ideias em forma de texto
Participar da olimpíada enriquece a experiência de professores e alunos
Estudantes do Amazonas desenvolvem leitura e escrita com olimpíada
Competição atrai alunos e professores e pretende melhor ensino da escrita
Olimpíada da Língua Portuguesa incentiva leitura e escrita
Assunto(s):
Educação básica
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Olimpíada de Língua Portuguesa