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Pesquisas e dados

As notas do Saeb: 4ª série tem melhor desempenho

  • Quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007, 07h15
  • Última atualização em Quinta-feira, 24 de maio de 2007, 09h22

Foto: Júlio César PaesO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) apresenta um balanço do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de 1995, com os resultados da última edição, em 2005. É avaliado o desempenho acadêmico dos alunos da quarta e da oitava séries do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio, em língua portuguesa e matemática.

Em 2005, participaram da amostra do Saeb mais de 190 mil alunos de quase seis mil escolas espalhadas pelas 27 unidades da Federação. O Saeb avalia estudantes de escolas urbanas e rurais, tanto da rede pública quanto da privada. O universo de participação é apresentado em níveis nacional e regional e por unidade da Federação para as séries e disciplinas avaliadas, sem detalhamento para municípios ou unidades de ensino. As médias rurais são comparáveis apenas em âmbito nacional. As informações permitem ao Ministério da Educação e às secretarias estaduais e municipais definir ações de correção das distorções e debilidades identificadas nas redes de ensino.

As médias do Saeb são apresentadas em uma escala que varia de zero a 500. Cada uma das disciplinas tem uma interpretação específica da escala, que é única para as três séries avaliadas. As médias apontam os distintos graus de desenvolvimento de habilidades, competências e aquisição de conhecimentos pelos estudantes ao longo dos anos de estudo.

Alunos com média igual a 175,52 em língua portuguesa, que é a média nacional para a quarta série da rede urbana, por exemplo, são capazes de entender expressões com discurso indireto, narrativas de temática e vocabulário complexos, identificar marcas dos distintos gêneros de texto e a finalidade de um texto jornalístico, entre outras habilidades. Como a escala é cumulativa, esses estudantes também têm todas as habilidades descritas nos pontos mais baixos, como interpretar histórias em quadrinhos e poemas, identificar temas de textos mais simples e sentido de palavras em cantigas populares e expressões próprias da linguagem coloquial.

Matemática — Em matemática, a média 239,38 (média nacional para a oitava série da rede urbana) indica que o estudante consegue, entre outras ações, localizar dados em tabelas mais complexas, identificar gráfico de colunas correspondentes a números positivos e negativos, converter medidas de peso e calcular o perímetro e a área de figuras. Alunos com essa média também têm desenvolvidas as capacidades descritas em níveis mais baixos, como a de calcular resultados de subtrações complexas, ler horas em relógios de ponteiros e digital, estimar medida de comprimento usando unidades não-convencionais e reconhecer a decomposição em dezenas e unidades de números naturais.

As tabelas contêm informações sobre participação e as médias de desempenho no Saeb, por série e disciplina avaliada, em cada unidade da Federação, no período de 1995 a 2005. (Assessoria de Imprensa do Inep)

 

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