Haddad diz que pacto é o caminho para alcançar metas da educação
A criação do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb) e a combinação da alfabetização de crianças com a de jovens e adultos, ações que fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), foram ressaltadas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no 2º Seminário Internacional Federalismo e Desenvolvimento. O encontro, que ocorre no hotel Lakeside, em Brasília, reúne prefeitos e dirigentes da Associação Brasileira de Municípios (ABM).
Confira a fala do ministro em áudio
Haddad afirmou que o Ministério da Educação depende muito da compreensão dos conceitos do PDE por estados e municípios, porque as metas são muito ambiciosas. Para ele, se houver um pacto nacional em torno dos objetivos do plano, as metas serão atingidas sem dificuldades. O investimento na formação dos professores da rede pública, a ampliação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a criação dos institutos federais de educação tecnológica (Ifets) também foram destacados pelo ministro.
“Estamos experimentando o início do que parece ser um ciclo de crescimento sustentável da economia do país, mas temos um último desafio para transformar crescimento econômico em desenvolvimento: a educação tem que ser assumida pela população como uma conquista inestimável”, explicou. Segundo o ministro, vencido esse desafio, o Brasil completará o processo de independência. “Por isso, fixamos o prazo de 2022, que é o bicentenário de nossa independência, para a conclusão das quase 30 metas do PDE.”
Quando as metas forem atingidas, o Brasil estará no mesmo patamar educacional da média dos 30 países mais desenvolvidos do mundo. “Se cada um de nós se engajar nessa jornada, seremos muito recompensados por tomarmos coletivamente esta decisão”, disse. O seminário será encerrado na sexta-feira, 25.
Maria Pereira Filha