Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Entidades civis e escolas vão debater meio ambiente
Início do conteúdo da página
Diversidade

Entidades civis e escolas vão debater meio ambiente

  • Quarta-feira, 17 de agosto de 2005, 16h32
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 11h08

Foi lançada nesta quarta-feira, 17, em Brasília, a Comissão Orientadora Nacional que irá mobilizar 60 mil escolas de todo o Brasil para debater o tema Vivendo a Diversidade na Escola, na 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio-Ambiente, que será realizada no final deste ano.

A comissão, formada por 34 entidades governamentais, ONGs e movimentos da sociedade civil, tem o papel de articular o debate sobre educação ambiental junto às comunidades onde seus integrantes atuam. Assim, será possível apoiar a iniciativa do Ministério da Educação, que está mobilizando uma série de conferências regionais, nas escolas de 5ª a 8ª série, para discutir questões firmadas em acordos internacionais que abordam a construção de um mundo sustentável.

Mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional e diversidade étnico-racial serão os temas debatidos. A coordenadora-geral de Educação Ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Rachel Trajber, explica que cada escola promoverá uma conferência envolvendo sua comunidade, para elaborar um plano de trabalho, que será apresentado por um representante na Conferência Nacional.

“A ação pode ser, por exemplo, uma campanha que aborde o Tratado de Quioto, que trata das mudanças climáticas, seus efeitos e causas. Neste caso, a escola irá apresentar o seu plano de trabalho para desenvolver a campanha”, exemplifica Marlova Intini, uma das facilitadoras que atuam nas escolas de Sergipe, Rio Grande do Norte e Piauí. As facilitadoras são responsáveis pela organização e orientação das oficinas preparatórias para as conferências regionais.

Marlova lembra que a questão socioambiental não trata apenas da natureza, mas do nosso planeta como um todo, dos cidadãos e ambientes onde vivem e da forma como vivem.

Na primeira conferência, ocorrida em 2003, participaram 16 mil escolas, seis milhões de pessoas e 4.067 municípios – dos 5.563 do Brasil. A segunda edição será realizada de 5 a 9 de dezembro, em Brasília.

Repórter: Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página