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Diversidade

Piauí participa das ações educativas complementares do MEC

  • Quarta-feira, 24 de maio de 2006, 07h36
  • Última atualização em Terça-feira, 22 de maio de 2007, 08h46

As prefeituras municipais de Inhuma e Campo Maior, no Piauí, assinaram convênios no valor de R$ 68 mil para execução de projetos de ações educativas complementares do Ministério da Educação. Localizado no semi-árido piauiense, o município de Inhuma tem uma taxa de analfabetismo de, aproximadamente, 28,4% da população maior de 15 anos e taxas de reprovação e abandono escolar de 18,9% e 4,7%, respectivamente. Os projetos na cidade prevêem a criação de um grupo de dança e um de teatro e uma banda musical. As ações serão implementadas em 10 escolas, beneficiando 2.424 estudantes e suas famílias.

No município de Campo Maior, serão beneficiados 1.801 alunos e seus familiares com minicursos sobre o meio ambiente, tendo como parceiro o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A capacitação de professores envolverá 150 monitores e contemplará, também, a criação de hortas nas escolas participantes do projeto.

O desenvolvimento das ações, sob orientação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), movimentará este ano R$ 23 milhões em todo o país. Os recursos vão beneficiar 1,1 milhão de alunos da educação básica e cerca de 30 mil profissionais de 25 estados conveniados, por meio de 420 projetos educacionais de prefeituras e entidades privadas sem fins lucrativos.

O objetivo das ações educativas complementares é garantir a redução da exposição de crianças, adolescentes e jovens a situações de risco, desigualdade, discriminação e outras vulnerabilidades sociais e ambientais. Outro propósito é promover o ingresso, o regresso, a permanência e a motivação dos alunos.

Jacira da Silva

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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