Atendimento especializado: fim de curso
Professores das redes públicas de educação básica do Espírito Santo e de Mato Grosso concluem nesta sexta-feira, 1º, em Vitória e em Cuiabá, o curso de formação de multiplicadores em surdocegueira e deficiência múltipla sensorial. O objetivo da capacitação é preparar quadros das escolas para o atendimento especializado aos alunos.
Com as turmas de Cuiabá (40 professores) e de Vitória (78), mais quatro profissionais de Cabo Verde, a Secretaria de Educação Especial (Seesp) conclui uma série de cursos iniciada em 2006. A formação foi realizada também em Recife, Manaus, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre. No total, são 377 professores multiplicadores capacitados, numa iniciativa da Seesp em parceria com o Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial e com a Associação Educacional para a Múltipla Deficiência.
De acordo com Martinha Clarete Dutra dos Santos, coordenadora-geral de articulação da política de inclusão de Seesp, a formação de professores visa ao atendimento especializado ao estudante das redes públicas, mas o professor qualificado está apto a promover mudanças comportamentais na vida da escola e na comunidade onde vive e trabalha. Para ela, avaliar a visão funcional das crianças que chegam à primeira série, encaminhá-las para atendimento especializado e fazer a prevenção pode fazer toda a diferença.
A formação dará ao professor a capacidade de escolher a literatura especializada e indicar que salas de recursos a escola precisa para atender os estudantes. O professor vai contribuir, por exemplo, no preenchimento correto do censo escolar. Como a definição das políticas de inclusão tem uma base nas informações do censo, dados precisos sobre o número de alunos com deficiência — e o tipo de deficiência — têm o poder de criar ou redirecionar ações de formação, atendimento, oferta de materiais didático-pedagógicos e de instrumentos de promoção da inclusão.
Além da formação de multiplicadores, que tem 80 horas de duração — 60 presenciais e 20 a distância —, a Seesp oferece formação continuada em uma série de programas para cada uma das deficiências. Em setembro, será realizado seminário nacional de formação de profissionais dos centros de atendimento de alunos surdos (CAS), em Brasília, para cem multiplicadores. No evento, com duração de três dias, será debatida a atualização das tecnologias de comunicação e informação aplicada.
Em novembro, o seminário será destinado aos centros pedagógicos de alunos com deficiência visual (Caps), em Brasília, para 150 multiplicadores.
Ionice Lorenzoni