Prolibras recebe inscrições para exame
Seguem até as 23h59min do dia 21 de agosto as inscrições para o exame nacional para certificação de proficiência no uso e no ensino de Libras e para certificação de proficiência na tradução e interpretação da Libras / Português / Libras (Prolibras). O Prolibras é um programa promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e desenvolvido por instituições de ensino superior. As provas serão realizadas nos dias 28 e 30 de setembro.
A prova é composta de duas partes: a objetiva e a prática. A parte objetiva, que ocorrerá no dia 28 de setembro, terá 20 questões relativas à compreensão da Libras e duração de duas horas, com início às 15 horas (horário de Brasília). Os aprovados na primeira etapa com pontuação igual ou superior a 12 pontos (em uma escala até 20 pontos) estarão habilitados a participar da segunda etapa. A parte prática, que será aplicada no dia 30 de setembro, terá duração de 15 minutos para cada participante, com início às 14 horas, horário de Brasília.
As inscrições para o Prolibras serão feitas somente pela Internet na página da Universidade Federal de Santa Catarina, responsável pela aplicação da prova. Os locais para a aplicação da prova estarão disponíveis a partir do dia 19 de setembro nesse endereço. O interessado, após efetivar a inscrição, deverá imprimir o boleto no valor de R$ 30, que poderá ser pago em qualquer agência bancária do território nacional até o dia 22 de agosto.
O exame nacional será realizado em instituições de ensino superior públicas nas seguintes cidades: Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luis, Belém, Macapá, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Cuiabá e Campo Grande.
Certificação – Poderão se inscrever para o exame pessoas fluentes em Libras, tanto com nível superior completo quanto com nível médio, também completo. O Prolibras certificará pessoas surdas, fluente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e interessadas em ser professores e instrutores dessa linguagem nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia; e pessoas ouvintes, que sejam fluentes em tradução e interpretação. Os certificados obtidos por meio deste exame poderão ser aceitos por instituições superiores ou de educação básica, como títulos que comprovem a competência no uso e no ensino da Libras ou na tradução e interpretação da língua.
Os participantes serão avaliados sob dois aspectos: a competência lingüística, que é a fluência em Libras, e a competência metodológica para o ensino da língua. No caso da aprovação, o candidato receberá seu certificado via Correios, a partir da data a ser divulgada juntamente com os resultados da segunda etapa.
Veja o edital completo do Prolibras
Assessoria de Imprensa do Inep