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Educação especial

Práticas educacionais para alunos superdotados é tema de curso

  • Quinta-feira, 24 de maio de 2007, 15h51
  • Última atualização em Terça-feira, 26 de junho de 2007, 07h57

A Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC)  promove, entre os próximos dias 28 e 31, em Brasília, o curso A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/S). O objetivo é desenvolver ações que visam apoiar o desenvolvimento das práticas educacionais para alunos com altas habilidades.

O curso terá carga horária de 40 horas e contará com a participação de 110 pessoas. Entre eles, três representantes de cada estado e do Distrito Federal que atuam nos núcleos de atividades de altas habilidades/superdotação (Naah/S), criados em 2005.

Na abertura do curso, dia 28, a Seesp lançará uma coleção de quatro livros didáticos intitulada A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. A coleção é resultado de uma parceria da Seesp com a Universidade de Brasília (UnB), que reuniu os mais renomados especialistas na área para tratarem de temas que auxiliassem os professores da rede regular de ensino nas atividades educacionais de sala de aula e de atendimento especializado.

Coleção — Os assuntos abordados na coleção são a inclusão de alunos com AH/S: políticas educacionais e legislação; por que investir na educação de alunos com altas habilidades/superdotação; a família como contexto de desenvolvimento, investimento na educação científica de jovens com altas habilidades/superdotação; implementação dos Naah/S; concepções e mitos sobre as altas habilidades/superdotação; características intelectuais, emocionais e sociais do aluno com AH/S; e o papel da família no desenvolvimento de alunos com AH/S.

A coleção também analisa os seguintes temas: estratégias de reconhecimento das AH/superdotação do aluno; práticas educacionais de atendimento ao aluno com AH/S; parceria entre família e escola; desenvolvimento do autoconceito; grupos de enriquecimento; modelo de enriquecimento escolar, estratégias de promoção da criatividade; desenvolvimento de projetos de pesquisa e estratégias de atendimento às famílias dos alunos com AH/S.

Gláucia Magalhães

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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