Indígenas do Alto Solimões querem formação de professores e mais escolas
A implantação de um curso de licenciatura intercultural para a formação superior de professores indígenas na região do Alto Solimões, estado do Amazonas, é uma das principais reivindicações de dez povos apresentada no seminário Novas Políticas para a Educação Escolar Indígena, realizado na aldeia Filadélfia, município de Benjamin Constant, nos dias 28 e 29 de junho.
A lista de necessidades dos povos da região compreende 22 ações, entre as quais se destacam a construção, em 2005, de 26 novas escolas indígenas em cinco municípios; a continuidade do curso de formação de professores; a criação de coordenações de educação escolar indígena, compostas por professores indígenas, nas secretarias municipais de educação; ampliação da oferta de ensino médio; ampliação da participação indígena nos conselhos municipais de educação e nos conselhos de alimentação escolar e de acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef); edição de livros e materiais didáticos específicos.
Segundo o coordenador de Educação Escolar Indígena do MEC, Kleber Gesteira, todas as reivindicações apresentadas no seminário visam à oferta qualificada de educação infantil, fundamental e média a cerca de 16 mil estudantes da região. Gesteira também destaca que os povos querem ter voz ativa nos conselhos que opinam sobre a vida escolar e os que fiscalizam os recursos públicos da educação.
O evento reuniu 160 líderes e professores indígenas do Alto Solimões, secretários municipais de educação dos municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Jutaí, Tabatinga, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença, representantes da secretaria estadual do Amazonas e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Organizado e conduzido pela Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngüe (OGPTB) e pelo Conselho Indígena do Vale do Javari, o seminário firmou, ao final, 22 compromissos entre os povos indígenas e os governos federal, estadual e municipais.
Repórter: Ionice Lorenzoni