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Educação indígena

Oficina prepara diretrizes para o ensino médio indígena

  • Segunda-feira, 12 de setembro de 2005, 14h33
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 12h43

O Ministério da Educação começa a definir esta semana os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio nas Escolas Indígenas, em parceria com as fundações nacionais do Índio (Funai) e da Saúde (Funasa), e com a participação de pesquisadores e especialistas. A oficina será no Hotel das Nações, em Brasília, a partir desta terça-feira, 13, até a próxima sexta-feira, 16.

O trabalho terá por base as demandas dos povos indígenas por ensino médio específico e os resultados dos seminários regionais realizados pelo MEC em 2004 e 2005. De acordo com o coordenador da Educação Escolar Indígena do MEC, Kleber Gesteira, atualmente a necessidade de continuar os estudos é uma das causas da migração massiva dos estudantes das aldeias para as cidades, o que traz sérios transtornos sociais, culturais e econômicos para a vida das comunidades.

Os povos indígenas, explica Gesteira, reivindicam um projeto pedagógico para suas escolas que atenda às necessidades e visão de mundo próprias das aldeias e que, ao final, poderá viabilizar a sustentabilidade dos territórios indígenas. Outra demanda é a ampliação da oferta do ensino médio. Dados do Censo Escolar de 2004 indicam que o Brasil tem 42 escolas indígenas com oferta de ensino médio, em oito estados, que atendem 2.025 alunos.

Oficina – Nos dois primeiros dias de trabalho, o MEC, seus parceiros, pesquisadores e estudiosos vão analisar nove diagnósticos do ensino médio para os povos indígenas produzidos nos seminários regionais e discutir o projeto político-pedagógico, que compreende: currículo, duração, formato, questão lingüística, material didático, a relação com a educação superior.

Na quinta-feira, 15, o debate será sobre o ensino médio e a educação profissional, onde entram propostas de cursos de formação de agentes agroflorestais, agentes de saúde e de administração. No último dia, serão discutidos a consolidação e o financiamento do ensino médio indígena.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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