Fundescola treina professores indígenas
Em fase piloto, o programa Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), abrirá nesta segunda-feira, 5, no Ceará, a capacitação de professores indígenas na metodologia da Escola Ativa. Com cinco dias de duração, o curso atingirá dez municípios cearenses e 189 docentes. O evento tem como município-pólo a cidade de Fortaleza, que vai sediar o encontro.
“A proposta metodológica da estratégia Escola Ativa visa assegurar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos alunos indígenas, respeitando, na íntegra, sua cultura local. As capacitações têm atendido plenamente as expectativas e os anseios da comunidade indígena, fato evidenciado nas avaliações positivas realizadas pelos professores”, afirma Débora Moraes Correia, coordenadora do Fundescola. A metodologia da Escola Ativa oferece capacitação em oficinas de aprendizagem, com 120 horas de carga horária.
Tabatinga – A capacitação no Ceará é a segunda voltada para docentes indígenas em 2005. A primeira foi realizada em Tabatinga, município-pólo no Amazonas, com a participação de 168 professores. Nessa fase, foram atendidos os municípios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antonio de Sá e Jutaí, localizados na região do Alto Solimões. A próxima fase será no início de 2006.
A Escola Ativa é uma metodologia de ensino voltada para as escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Tem como meta proporcionar a melhoria do desempenho dos alunos, por meio de trabalhos em grupo, ensino modular, livros didáticos especiais (guias de aprendizagem), participação da comunidade, auto-aprendizagem, gestão participativa (governo estudantil), cantinhos de aprendizagem e capacitação em serviço dos professores. (Assessoria de Comunicação do FNDE)