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Educação indígena

Amazonenses estudam plantas da região e resgatam conhecimento indígena

  • Quarta-feira, 16 de agosto de 2006, 14h24
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 10h00

Estimular professores e alunos a estudar e pesquisar o uso de plantas do local em que moram, a Ilha de Duraka, foi o objetivo do projeto Etnobotânica na Escola Indígena Municipal Marechal Dutra, Rio Negro (AM), no município de São Gabriel da Cachoeira. O projeto resgata o conhecimento tradicional das culturas indígenas.

São Gabriel da Cachoeira está na margem esquerda do Rio Negro. Tem 29.951 habitantes, a maioria indígena. A ilha é habitada por 35 famílias de diversas etnias.

Após receberem noções sobre metodologia científica, professores e alunos do ensino fundamental da Escola Marechal Dutra estudaram o uso de 20 plantas, selecionadas por moradores de uma comunidade indígena. As espécies foram identificadas, com o auxílio de bibliografia especializada, e classificadas por família, gênero ou espécie. O nome regional também foi catalogado. O trabalho baseou-se na coleta de informações dos alunos junto aos moradores idosos das comunidades indígenas.

Os alunos aprenderam que plantas como a tucum e a arumã podem ser usadas no artesanato. Outras podem ser usadas como material para construção de casas ou fonte de alimento. O conhecimento adquirido serviu também para criar material didático para a disciplina etnociências.

O projeto, coordenado pela professora de biologia da Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira, Madalena Otaviano Aguiar, foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, e apresentado este ano durante a 1ª Jornada Científica de Educação Profissional e Tecnológica, em março, em Brasília. Dele, resultou o livro Plantas da Ilha Duraka.

Ana Júlia Silva de Souza

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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