Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Livro didático na educação especial
Início do conteúdo da página
Educação infantil

Prêmio incentiva ações inovadoras nas escolas

  • Segunda-feira, 27 de novembro de 2006, 08h54
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 11h28

A segunda edição do Prêmio Professores do Brasil traz mudanças e promete estimular ainda mais a realização de ações inovadoras nas escolas. O prêmio foi lançado na última quinta-feira, 24, durante o Seminário Nacional Currículo em Debate e contemplará professores que desenvolvam projetos de destaque nos anos de 2006 e 2007. Com isso, pretende-se motivar a criação de projetos de qualidade e divulgar as experiências de sucesso para todos os municípios.

Francisco das Chagas, titular da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), considera que o prêmio beneficia não apenas os professores, mas todo o processo educacional. “Eu comungo com aqueles que acreditam que o mais importante não é o prêmio em si; é a mobilização, a participação que ocorre dentro das escolas. Isso enriquece a educação”, afirma.

Em 2007, além de unificar as categorias educação infantil e séries/anos iniciais do ensino fundamental, o prêmio vai priorizar a divulgação dos projetos exitosos. Segundo Jeanete Beauchamp, diretora do Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental da SEB/MEC, essas experiências podem servir de exemplo para outros municípios, em diversas áreas da educação. “São desenvolvidos estudos de observação e pesquisas em várias áreas do conhecimento, como história, geografia, matemática, artes, pinturas, literaturas, trabalhos para o bairro, cidade, estado, etc.” explica.

Para Jeanete, a divulgação das experiências é fundamental. Por isso serão lançadas publicações mostrando os projetos vencedores de cada edição. Além disso, haverá também um seminário para os professores premiados debaterem suas experiências. De acordo com Milca Pereira, secretária de Educação do Estado de Goiás, a troca de idéias é “uma possibilidade de compartilhar com os outros municípios um gesto solidário de valorização da educação”.

Experiências - A publicação contendo as experiências premiadas em 2005 será dividida em quatro eixos temáticos: recursos pedagógicos, alfabetização e letramento; pluralidade cultural, cidadania e história; o lúdico e a educação ambiental; e múltiplas linguagens, artes, música e matemática.

Várias atividades premiadas na última edição do prêmio estão diretamente relacionadas com as necessidades de cada região. Em Serra, município da periferia do Espírito Santo, os alunos da Escola de Ensino Fundamental João Paulo convivem com péssimas condições de higiene. A escola fica próximo do lixão e do esgoto a céu aberto.

Por isso, a professora Luciane Rosário decidiu criar o Desembalando o Lixo do Bairro, um programa de educação ambiental para promover mudanças no comportamento dos alunos. Orientados pela professora, eles realizam a coleta seletiva do lixo em suas residências e depois utilizam os resíduos sólidos para reciclagem e outras atividades. Segundo Luciana, houve uma melhoria da auto-estima dos alunos, a criação de uma consciência crítica e de cidadania e uma maior integração entre a escola e a comunidade.

Outra professora premiada é Jaqueline Dias, da Escola Nossa Senhora da Glória, em Manaus. Com o projeto Camisas Para Ler e Aprender, Jaqueline tenta desenvolver nos alunos a capacidade de leitura e escrita de diversos tipos de textos que são impressos em camisetas. O principal objetivo da atividade é inseri-los no cotidiano da criança, mostrando assim a importância de saber ler para compreender a realidade a sua volta.

As crianças participam de todo o processo de confecção das camisetas: arrecadação de livros, pesquisa dos textos preferidos, recorte e colagem dos trechos escolhidos e sua impressão nas camisetas. Observando a camisa dos outros alunos, lendo e interpretando, as crianças desenvolveram o gosto e o prazer pela leitura como uma divertida brincadeira. Além disso, segundo a professora, o projeto estimulou a autoconfiança dos alunos e melhorou a higiene e os cuidados com o vestuário e com o material escolar.

Cíntia Caldas

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página