Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Brasil Profissionalizado é lançado em MT
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Brasil Profissionalizado é lançado em MT

  • Terça-feira, 29 de abril de 2008, 15h07
  • Última atualização em Quarta-feira, 30 de abril de 2008, 13h48

Programa Brasil Profissionaliado é lançado em Cuiabá/MT (Foto: Secom/MT)Cuiabá — O estado de Mato Grosso recebeu, nesta terça-feira, 29, a visita de representantes do Ministério da Educação para o lançamento do programa Brasil Profissionalizado. A meta é estimular a oferta do ensino médio integrado nas escolas públicas estaduais. Hoje, o ensino médio integrado é oferecido em cinco escolas de quatro municípios mato-grossenses — Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis e Barra do Garças.

“A expectativa é de que no ano que vem já seja possível expandir o programa para 30 municípios. A educação no campo, indígena e quilombola também serão beneficiadas”, afirmou o secretário de educação do estado, Ságuas Moraes, durante a apresentação do programa em Cuiabá.

Conforme o secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Chico Daltro, o estado dará uma resposta positiva ao MEC. “Vamos colocar nossos esforços para garantir um resultado positivo e progressivo na execução desse programa.”

O coordenador do Brasil Profissionalizado e diretor de Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Irineu Colombo, ressaltou que “o financiamento do MEC será tanto para a melhoria da estrutura física das escolas quanto para o aperfeiçoamento do quadro de docentes”. Durante o período de quatro anos (2008-2011), o MEC investirá R$ 900 milhões em escolas públicas estaduais.

Durante três dias a equipe do MEC se reunirá com técnicos das secretarias de Educação (Seduc) e Ciência e Tecnologia (Secitec) de Mato Grosso. Para a viabilizar o programa, o estado deverá apresentar um diagnóstico da rede de ensino médio, com descrição de projetos político-pedagógicos. Também serão analisados indicadores sociais da região a ser beneficiada, tal como as taxas de analfabetismo, índices de escolaridade, desemprego, violência e criminalidade de jovens na faixa dos 18 aos 29 anos. Será levado em consideração Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Sophia Gebrim

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página