Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Abertas inscrições para seleção de professor sênior nos EUA
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Pesquisa mostrará grau de integração entre universidades e indústrias

  • Segunda-feira, 11 de julho de 2005, 09h28
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 12h36

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão concluindo pesquisa que revela o grau de integração entre as empresas e as universidades mineiras. De acordo com o documento de apresentação do levantamento, as universidades têm um papel importante em um sistema nacional de inovação. Elas atuam como formadoras de cientistas e engenheiros e como fonte de conhecimentos científicos e de pesquisas que fornecem técnicas úteis para o desenvolvimento tecnológico industrial.

Segundo a superintendente do IEL em Minas Gerais, Heloísa Menezes, a pesquisa ajudará as instituições públicas e privadas no desenvolvimento de projetos e políticas de apoio à inovação tecnológica para estimular a competitividade da indústria da região. “Vamos fazer um mapeamento do estágio de inovação das indústrias para que possamos estimular ainda mais as parcerias entre centros de conhecimento e indústrias”, explica.

O estudo, que tem o apoio da prefeitura de Belo Horizonte, do governo do estado e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), será apresentado durante o Fórum de Inovação na Indústria de Minas Gerais. Os debates do fórum mineiro serão realizados nos dias 3 e 4 de agosto, em Belo Horizonte, simultaneamente à Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Além da necessidade de ampliar a integração das universidades com as empresas, o encontro vai discutir o papel das fundações de amparo à pesquisa no novo modelo de financiamento à tecnologia e os investimentos das pequenas empresas em pesquisa e desenvolvimento. As conclusões do fórum serão levadas ao Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza nos dias 15 e 16 de setembro, em Brasília.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página