Aluno de curso técnico é ouro na Olimpíada de Matemática
O jovem paranaense Lucio Eiji Assaoka Hossaka, 17 anos, primeiro colocado na Olimpíada de Matemática nível 3 (aluno de qualquer série do ensino médio), acredita que o aprendizado é fruto do prazer. “Quando gostamos de estudar, o aprendizado torna-se uma constante em nossa vida, e esse conhecimento pode ser utilizado em qualquer área”, afirmou Lucio, que esteve no Rio de Janeiro na última terça-feira, 26, para a grande premiação dos 3 mil vencedores da Olimpíada.
O estudante, que concluiu no ano passado o ensino médio na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), está cursando Engenharia da Computação, também na UTFPR. Ele diz que não exagera muito nos estudos e dedica não muito mais que uma hora por dia para repassar o que foi visto na faculdade.
“Esse resultado é bom para consolidar cada vez mais a qualidade do ensino profissional e tecnológico oferecido pelo Governo Federal”, afirma o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco. Lucio foi primeiro colocado entre mais de 6,5 milhões de estudantes de todo o Brasil.
A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que hoje conta com 179 escolas, destacou 31 alunos entre os 100 que ganharam a medalha de ouro no nível 3 na 3ª Olimpíada de Matemática. No ano passado, o número foi de 28 alunos.
Os alunos premiados com medalhas de ouro receberão, durante um ano, Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de estágio em Matemática, também com a duração de 1 ano, coordenado pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA).
Olimpíada - Esta foi a terceira edição da OBMEP, mas as disputas desse nível tiveram início no Brasil em 1977 com a 1ª Olimpíada Paulista de Matemática, criada pela Academia Paulista de Ciência. Apenas dois anos mais tarde surgiu a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A Olimpíada de Matemática é uma competição equivalente às esportivas, como a natação e o futebol, ou os concursos de literatura e festivais de música. Como qualquer disputa, a Olimpíada também exige preparação específica. O treinamento desses “atletas” consiste na resolução de problemas de Matemática, individualmente ou em grupo. Eles treinam com o objetivo de desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, bem como métodos adequados de pensamento e de trabalho.
Mais informações no sítio da Olimpíada.
Sophia Gebrim