Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Merenda: recurso direto para a escola
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Curso técnico a distância: 50 mil vagas

  • Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008, 09h53
  • Última atualização em Sexta-feira, 07 de março de 2008, 15h50

Escola Técnica Aberta do Brasil: expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio (Júlio César Paes)A partir de março, jovens de todo o Brasil contarão com a oferta gratuita de 50 mil vagas em cursos técnicos de nível médio, a distância. Serão oferecidos 147 cursos de educação profissional nas mais diversas áreas, dentre as quais informática, enfermagem, metalurgia, gestão do meio ambiente, agropecuária e turismo.

Foram pré-selecionados 288 municípios, que serão submetidos a avaliação in loco a partir de 3 de março. O resultado da avaliação indicará as escolas que iniciarão as atividades este ano. O Ministério da Educação vai escolher 250 estabelecimentos de ensino.

A iniciativa marca o surgimento do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), programa que tem como prioridade expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialmente na periferia das áreas metropolitanas. Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o programa vai investir, este ano, mais de R$ 75 milhões em cursos de educação profissional na modalidade a distância. 

Resultado de parceria entre as secretarias de Educação a Distância (Seed/MEC) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e instituições públicas de ensino técnico, o e-Tec Brasil foi estruturado em modelo semelhante a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os cursos, inteiramente gratuitos, têm duração média de um a dois anos e contam com tutoria presencial e a distância oferecida em pólos de apoio. O processo seletivo dos alunos é de responsabilidade das instituições. Ao MEC caberá financiar o material didático impresso e virtual, além de efetuar o pagamento de bolsas aos tutores.

A lista preliminar de cursos e pólos de apoio presencial aprovados pela Comissão de Seleção do MEC foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29.

Mais informações na página eletrônica do e-Tec Brasil.

Assessorias de Imprensa da Seed e da Setec

Republicada com correção de informações

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página