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Educação a distância

Visão educacional foi destaque no seminário Interfaces

  • Segunda-feira, 21 de novembro de 2005, 17h56
  • Última atualização em Quinta-feira, 31 de maio de 2007, 05h33

A segunda mesa-redonda do Primeiro Seminário Nacional Interfaces: Formação Acadêmica e Exercício Profissional, realizado pelo Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta segunda-feira, 21, foi composta por especialistas em ensino superior, que debateram A Visão Educacional. O tema expôs as inquietações e sugestões dos participantes quanto ao viés educacional das conexões entre a formação acadêmica e a prática das diversas áreas de atuação dos formandos.

Uma das tônicas das apresentações e debates foi a qualidade na formação dos professores e sua relação direta com o nível de conhecimento e capacidade dos formandos. Cláudio de Moura Castro, da Faculdade Pitágoras, destacou que nossas instituições de ensino superior priorizam a titulação à experiência dos docentes. "O que o aluno quer é uma aula boa, mas o que ocorre é a ditadura do diploma e da pesquisa. Como se pode aprender uma profissão, se o professor não é um profissional e se o mais importante – e mais reconhecido – para os docentes é a pesquisa em vez da capacidade de lecionar?”, polemiza.

Segundo o titular da Secretaria de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, a mesa Visão Educacional abordou em vários ângulos a relevância dos percursos acadêmicos e como eles se conectam com a vida profissional. “Há que se definir que a qualidade é a palavra-chave, que em conjunto com a relevância social e as diversas regionalidades do país, compõe o cenário que deve guiar a política de regulação da educação superior", observa Mota.

A mesa foi composta pelos presidentes da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, Antônio César Perri de Carvalho; do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras, Cláudio de Moura Castro; da Câmara de Educação Superior do CNE, Edson de Oliveira Nunes; da Federação Brasileira de Academias de Medicina, Éfrem Maranhão; o vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Direito, Roberto da Silva Fragale Filho; e o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Arquimedes Diógenes Ciloni. O debate foi coordenado pelo diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Renato Janine Ribeiro.

As principais conclusões serão encaminhadas ao MEC. Ao final, foram definidas estratégias de prosseguimento e perspectivas futuras para os próximos seminários. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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