TV Escola completa dez anos de olho no futuro
Em comemoração aos dez anos de TV Escola no ar, o Ministério da Educação realiza uma série de eventos. A partir desta segunda-feira, 6, a TV Escola traz cinco estréias em sua programação. De olho nas novas tecnologias, tudo será produzido tendo em mente a implantação da TV digital interativa. A inovação dá-se não só pela forma, mas porque prevê uma nova metodologia para a escola. O estudante tem a possibilidade de aprender e interagir com a matéria.
Até o fim de abril, o MEC colocará à disposição um novo sítio da TV Escola na internet, mais interativo entre alunos, professores e gestores educacionais. Terá conteúdos complementares, que mostram ao aluno que cada mídia tem uma linguagem e permite um tipo de aprofundamento e conhecimento de determinado assunto. “A riqueza da educação se faz com a riqueza de estratégias didáticas. O aluno pode usar a TV, o rádio, a internet. Estamos preparando um aluno multimídia, pois vivemos numa sociedade multimídia também”, esclarece a diretora de Produção e Capacitação de Programas de Educação a Distância, Carmem Moreira de Castro Neves.
O MEC também está implantando uma metodologia que prevê pré-exibição, exibição e pós-exibição. A primeira etapa prepara o professor para o vídeo que será mostrado e a terceira explora o conteúdo em várias estratégias didáticas com jogos, perguntas e a elaboração de vídeo por alunos e professores.
O ministério está fazendo cruzamento de dados de escolas que recebem a TV Escola (47 mil em todo o Brasil) com as que têm computadores, mas a diretora adverte que não se pode pensar que só as crianças com computador acessam a programação. “As crianças se reúnem na casa de colegas que têm computador. Há uma comunidade no Orkut – sítio de relacionamentos na internet – que aborda a TV Escola, criada por alunos”, revela.
Programação – Nesta segunda, 6, e terça-feira, 7, na faixa do ensino fundamental, começa a série Um Mundo de Letras, que trata de questões relativas à alfabetização, letramento e cidadania. A série mostra a importância da leitura e da escrita para a transformação social e é apresentada às 7h, 9h, 13h, 17h e 21h. O programa é voltado para alunos e professores de 4ª e 5ª série. Também no dia 6, às 20h e 23h, a TV Escola exibe, na faixa do ensino médio, os novos programas do Sala de Professor, onde professores de diversas disciplinas discutem e dão dicas sobre a utilização dos vídeos em sala de aula.
Na sexta-feira, 10, no programa Acervo, será exibido o inédito O Brilho de um Olhar, às 12h, 16h, 20h e 23h. O programa conta a história e revela a simbologia por trás da árvore de Natal, desde a sua origem, no século XVIII, até os dias atuais. Antes da exibição, professores de história, filosofia e arte fazem breve análise do programa. Também no dia 10, na faixa do ensino fundamental, estréia a animação A Rainha da Neve, que mostra um famoso conto do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, com exibição às 7h, 9h, 13h, 17h e 21h.
A TV Escola pode ser sintonizada nos canais 27 (operadora Sky), 237 (DirecTV) e 4 (Tecsat), por antena parabólica analógica ou digital. As grades de programação estão na internet.
Sandro Santos