Professores aprendem uso de tecnologias
Eu usava o computador em sala de aula, mas não do jeito mais adequado, diz o professor Israel Mariano, do Gama, Distrito Federal, um dos 1,2 mil professores que concluíram o curso de especialização em tecnologias da educação oferecido pelo Ministério da Educação. “Agora sei um pouco melhor como usar as tecnologias educacionais de forma pedagógica”, diz.
Iniciativa da Secretaria de Educação a Distância (Seed) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o curso de pós-graduação lato sensu começou em abril de 2006. O objetivo da iniciativa é formar professores multiplicadores para atuar nos núcleos de tecnologia educacional das escolas públicas em todo o país. Ministrado a distância no ambiente e-Proinfo, desenvolvido pelo MEC, o curso teve 46 turmas com representantes das 27 unidades da Federação. Os professores estudaram 15 disciplinas em dois módulos, num total de 420 horas.
Integração – O curso abordou a integração das diferentes mídias – televisão, rádio, informática, material impresso – na prática dos educadores. “Os professores estão capacitados para fazer uma aproximação dos laboratórios de informática com a sala de aula e com a realidade dos alunos”, explica a professora Gilda Bernardino, responsável pela coordenação central de educação a distância da PUC-Rio.
Professora do ensino fundamental no município de Nova Bassano, no Rio Grande do Sul, Marli Dagnese confirma: “O curso nos deu uma visão abrangente sobre o que são as tecnologias da educação e como elas podem ser usadas no processo educacional”. Marli diz que o curso ajudou a repensar a prática e a usar as tecnologias de forma integrada e cooperativa, o que enriquece muito a construção do conhecimento junto com os alunos.
Para a coordenadora do programa mídias na educação da Seed, Ângela Martins, os professores multiplicadores têm um papel importante para a melhor utilização das tecnologias educacionais nas escolas públicas. “Ele é um agente de mudança, pois, como especialista, sensibiliza e motiva os professores quanto à integração e utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem”, explica.
Esta é a 35ª edição do curso de especialização oferecido pela Seed. Os anteriores foram presenciais e tiveram como tema a informática na educação e formaram cerca de 1,3 mil professores. O curso integra um conjunto de ações da Seed que investe na inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação pública brasileira, na perspectiva de elevar o seu padrão de qualidade. Uma nova turma de professores está prevista para o segundo semestre de 2008.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação a Distância