Avaliação do Proforti no Espírito Santo
Representantes do Ministério da Educação, secretários de educação e técnicos de 15 municípios do Espírito Santo e especialistas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) avaliam, nos dias 30 e 31, os resultados alcançados pelo Programa de Fortalecimento Institucional das Secretarias Municipais de Educação do Semi-Árido (Proforti) nestas localidades. A reunião será em Jaguaré (ES).
Programa da Secretaria de Educação Básica, o Proforti qualifica gestores e técnicos das secretarias municipais de educação e oferece equipamentos de informática para melhorar a eficiência dos sistemas de ensino. O objetivo é promover a gestão participativa, informatizada, que seja capaz de fazer diagnóstico dos problemas, definir prioridades e planejar ações.
A capacitação se desenvolve em 78 horas, sendo 30 horas de aulas e oficinas e 48 horas de treinamento em serviço, dentro de cada secretaria. Os temas tratados são gestão (organização das secretarias), gestão orçamentária e financeira, e gestão da informação. Segundo o coordenador do Proforti, Eduardo Pires, a capacitação dos gestores e técnicos dos 15 municípios foi realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo, parceira do MEC na execução do programa. Depois da avaliação, a Ufes manda um relatório para a Secretaria de Educação Básica.
O Semi-Árido no Espírito Santo compreende 29 municípios: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Mantenópolis, Montanha, Macurici, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, São domingos do Norte e Vila Pavão.
Semi-Árido – A região do Semi-Árido abrange 11 estados do Nordeste e parte do Sudeste (norte de Minas Gerais e Espírito Santo), onde vivem 26,4 milhões de pessoas e aproximadamente 11 milhões de crianças e adolescentes, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em 2006 a 2008, o Proforti atendeu 232 municípios do Semi-Árido com formação de pessoal e recursos de informática (computadores e impressoras) para as secretarias de educação.
Ionice Lorenzoni