Entidades preparam Conferência Nacional
A comissão organizadora da Conferência Nacional de Educação (Conae) realiza, até 9 de dezembro, 22 encontros com entidades de todos os setores da educação, do segmento científico e dos trabalhadores nos estados, para preparar o evento. De um calendário com 27 reuniões, a comissão já foi a quatro estados e ao Distrito Federal. A conferência nacional será em abril de 2010, mas as conferências preparatórias nos estados e municípios acontecerão em 2009.
Nesta quinta-feira, 20, o coordenador da Conae, Francisco das Chagas, que é o secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, e membros da comissão reúnem-se com os representantes do Rio Grande do Norte, em Natal. Eles vão apresentar o tema central da conferência – Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação –, os seis eixos temáticos, a composição das comissões estaduais e municipais, a metodologia de trabalho e discutir o programa de ação para os próximos 12 meses.
O objetivo dessas reuniões é informar os segmentos estaduais e iniciar o processo de instalação das comissões. A comissão estadual, por exemplo, deve ser composta por representantes de um conjunto de órgãos e entidades que atuam na educação básica, profissional e superior. As conferências municipais devem acontecer no primeiro semestre de 2009 e as estaduais no segundo semestre. Delegados eleitos nessas instâncias vão representar o pensamento do país na Conae, em 2010.
Calendário – Até 9 de dezembro, a comissão organizadora da Conae terá encontros com as entidades em todos os estados. Nesta sexta-feira, 21, as reuniões serão em Recife, Boa Vista e Curitiba; no dia 24, em Macapá e Campo Grande; dia 25, em Belo Horizonte; dia 26, em São Paulo, Manaus e Porto Alegre; dia 27, em Rio Branco, Salvador, Fortaleza e Florianópolis; dia 28, em Teresina. Em dezembro acontecem as últimas sete reuniões. Dia 3, em Vitória; dia 4, no Rio de Janeiro; dia 5, em Aracaju; dia 8, em Cuiabá e João Pessoa; dia 9, em Goiânia e São Luís. Os estados de Rondônia, Pará, Tocantins, Alagoas e o Distrito Federal já realizaram encontros. Tocantins, que teve reunião no dia 18, já instalou a comissão estadual.
Ionice Lorenzoni