Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Haddad quer expandir distribuição de livros didáticos
Início do conteúdo da página
Educação básica

Haddad quer expandir distribuição de livros didáticos

  • Quinta-feira, 08 de setembro de 2005, 14h05
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 12h27

O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu nesta quinta-feira, 8, a visita do presidente da Associação Brasileira de Livros (Abrelivros), João Arinos Ribeiro dos Santos, para tratar dos programas de distribuição de livros didáticos. Para Haddad, é necessário expandir a distribuição dos livros didáticos para o ensino médio.

“Vamos pensar em uma emenda para ser encaminhada ao Congresso Nacional, a fim de sensibilizar nossos congressistas e viabilizar recursos”, disse o ministro. “Necessitamos, também, encontrar formas de reduzir os preços dos livros do ensino fundamental e melhorar o fluxo de informação entre as editoras e os professores, ampliando o espaço para a liberdade de escolha”.

Uma solicitação do presidente da Abrelivros diz respeito ao processo de avaliação e seleção dos títulos dos livros didáticos. “As pequenas editoras não conseguem participar dessa avaliação. Precisamos fortalecer um processo com regras claras e prazos definidos, com um cronograma operacional que assegure clareza e segurança”.

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Henrique Paim, declarou: “Nossa preocupação é assegurar menor custo com melhor qualidade, em um processo transparente, onde a avaliação dos livros didáticos assegure os objetivos sociais e educativos da distribuição gratuita”.

Segundo a Abrelivros, a tiragem média de um livro didático no país gira em torno de 12 mil exemplares. A aquisição média por aluno do ensino médio é de um livro por ano.

Repórter:José Leitão

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página