Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escola do Guará (DF) inova em práticas de ensino
Início do conteúdo da página
Educação básica

Escola do Guará (DF) inova em práticas de ensino

  • Terça-feira, 19 de dezembro de 2006, 07h56
  • Última atualização em Quarta-feira, 23 de maio de 2007, 10h04

Foto: Wanderley PessoaIncentivar o aluno na produção do conhecimento em sala de aula é um dos diferenciais das escolas com maior Indicador Efeito Escola (IEE), escolhidas pelo estudo Aprova Brasil, o Direito de Aprender. As experiências mostram que a gestão participativa, a presença dos pais na escola, o ensino diversificado, interdisciplinar e o empenho dos professores estimulam o aprendizado e colaboram para a criação de um espaço de formação plena.

A matemática e o português são trabalhados de forma diferenciada no Centro de Ensino nº 3, no Guará II, cidade-satélite de Brasília. A escola, destaque no Prova Brasil 2005, estimula o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos em laboratórios feitos especialmente para a prática das disciplinas.

No laboratório de matemática, os alunos aprendem noções de medidas e geometria com a produção de maquetes de edifícios, torres, satélites e do sistema solar. O material didático não se restringe a livros e cadernos. Madeira, argila e isopor são utilizados na criação e produção de jogos matemáticos.

Outro destaque são as aulas de xadrez e as oficinas de Sudoku, um jogo numérico recomendado por educadores como exercício para o pensamento lógico. As atividades do laboratório conferiram à escola uma medalha de ouro na olimpíada brasileira de matemática em 2005, na categoria ensino médio.

O estudante da 6ª série do ensino fundamental, Edson Jonathan, foca o interesse da matemática nas aulas de xadrez e inúmeras possibilidades de uso da matemática. “O bom das aulas de matemática é que a professora ensina várias técnicas para fazer cálculos. Aprendi que não existe só uma forma de resolver os problemas”, afirma o estudante.

Segundo a professora de matemática Cássia Neves, o objetivo do laboratório é desenvolver nos alunos habilidades múltiplas proporcionadas pela matemática. Nas aulas de xadrez, por exemplo, os estudantes conhecem a história do jogo, contextualizam e aprendem noções de ética, respeito, competitividade e raciocínio lógico.

O importante, lembra a professora, é trabalhar a matemática de acordo com o foco de interesse dos alunos. “O interesse pela música e os estudos sobre Pitágoras levaram os alunos a descobrir que a música tem a ver com matemática. Inserimos, ainda, o teatro e a informática na apresentação dos trabalhos em classe. Assim, o aluno amplia os seus conhecimentos e os leva para a vivência cotidiana”, afirma Cássia.

A leitura, a escrita e a expressão oral são aperfeiçoadas no laboratório de português. A cada semana os alunos lêem trechos de livros, elaboram sínteses e as apresentam oralmente para a turma. “A prática contribui principalmente para o incentivo à leitura, pois muitas crianças e adolescentes não gostam de ler”, afirma a professora de português Marli Matos.

Integração − A integração entre professores, pais, alunos e funcionários da escola é definida pela gestão participativa, em que todos opinam sobre as decisões administrativas, pedagógicas e financeiras. A associação de pais, alunos e mestres desenvolve atividades financeiras e reverte os lucros para a manutenção da escola e a implantação de projetos extraclasse, como a radioescola.

Durante os intervalos, os alunos apresentam programas informativos sobre saúde, esporte, lazer e temas variados. Os programas são produzidos e apresentados pelos alunos com o monitoramento dos professores de diversas disciplinas.

“A iniciativa, assim como a execução de outros projetos da escola, tem caráter interdisciplinar com envolvimento e entrelaçamento de todas as disciplinas”, afirma a vice-diretora do centro de ensino, Cândida Vieira, que destaca o empenho dos professores como fator determinante para o bom resultado dos alunos na Prova Brasil.  

Karla Nonato

Leia mais...
Marcador Visite o ambiente virtual do estudo Aprova Brasil

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página