Escolas de Nova Iguaçu são exemplo de integração
Nova Iguaçu (RJ) ― O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou nesta segunda-feira, 14, da cerimônia que marcou um ano do programa Bairro-Escola, desenvolvido pela prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ). Nas palavras do prefeito da cidade, Lindberg Farias, o programa “cria uma rede de proteção social integral, envolvendo atividades de esporte, cultura, lazer e assistência social”.
O programa, em parceria com a comunidade, oferece ensino em tempo integral a crianças de 31 escolas. Os estudantes usam as dependências de clubes, parques e de outros estabelecimentos no contraturno das aulas. A meta é alcançar as 100 escolas de ensino fundamental do município até o final deste ano. Isso levaria o programa a 60 mil alunos.
De acordo com Haddad, aumentar o tempo do aluno na escola é um dos pontos centrais do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado no final de abril. Para atingir essa meta, duas medidas estão sendo propostas. A primeira, o aumento de 25% do repasse dos recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb) para os municípios com projetos de ampliação do tempo das crianças na escola; a segunda, o apoio à capacitação dos professores para a aplicação desse modelo.
O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, destacou que o projeto faz integração entre educação, saúde, alimentação e cultura. “Essa integração otimiza recursos e amplia as políticas sociais dos municípios que as aplicam.”
Relatos ― Um dos principais focos do projeto é a integração com a comunidade. Um exemplo disso pode ser visto na caminhada que o ministro e o prefeito fizeram à escola Anna Maria Ramalho, no bairro Miguel Couto. Ao encontrar o ambulante Walter dos Santos, Lindberg relatou que Santos abriu mão de seu espaço na rua para dar passagem às crianças da escola. Em troca, ele teve o ponto de venda de cachorro-quente e pizza liberado para funcionar à noite.
Ainda no caminho até a escola, o prefeito e os ministros foram parados por Georgina dos Santos, 44 anos, mãe de duas adolescentes. Ela acredita que o projeto terá função especial na redução da violência da região. Presente à cerimônia, o estudante Roberto Souza, de 9 anos, aluno da 3ª série do ensino fundamental, contou que teve contato com o esporte na prática do judô no contraturno escolar. “Gosto muito de judô, fico feliz de ir para lá. Antes, eu ficava em casa com a minha mãe.”
A experiência de Nova Iguaçu é um dos modelos que será estudado pelo ministério antes da implementação da educação integral em todo país. Outro projeto que também será analisado é o programa Escola Integral, desenvolvido pela prefeitura de Belo Horizonte (MG).
Rodrigo Dindo