Educação básica: União se omitiu nas últimas décadas, diz Haddad
“A maior culpada é a União, que nas últimas décadas se omitiu do papel de provedor da educação, principalmente nos estados do Nordeste”. Neste tom, o ministro da Educação, Fernando Haddad, começou o seu dia em Teresina ao dar entrevistas às emissoras locais. Haddad está na cidade com a Caravana da Educação, que percorre o País lançando o Plano de Desenvolvimento da Educação.
Segundo o ministro, com o Fundo da Educação Básica (Fundeb) e o Plano de Desenvolvimento da Educação, o governo federal vai confrontar o enorme desequilíbrio regional que se verifica na educação do País.
Haddad chegou ontem à noite ao Piauí e, na manhã desta segunda-feira, lança o PDE ao lado do governador Wellington Dias. Todos os prefeitos do Estado foram convidados. Piauí e Alagoas são os estados com o menor Índice da Educação Básica (Ideb). Também na alfabetização, o estado apresenta um dos piores índices - ao lado de Alagoas e Bahia tem as maiores taxas de analfabetismo. Na manhã desta segunda, o ministro visitou o Liceu Piauiense, uma das mais antigas escolas públicas do Piauí. Na escola, recebeu reivindicações para a biblioteca e para os laboratórios de informática.
Núnzio Briguglio