Ministro recebe prefeitos do Nordeste
Prefeitos e secretários de Educação de 1.313 municípios nordestinos com altas taxas de analfabetismo e os índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) mais baixos foram convidados para participar de reunião com o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quinta-feira, 5, em Recife. No encontro, serão mostradas aos dirigentes municipais as ações que precisam ser implementadas para melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas. A reunião está marcada para as 9h, no teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Participam do evento secretários do Ministério da Educação e consultores contratados pelo MEC para prestar apoio técnico às cidades com baixo desempenho educacional. Depois da apresentação das ações previstas no Compromisso Todos pela Educação e do novo modelo do programa Brasil Alfabetizado, haverá atendimento personalizado aos prefeitos. A idéia é tirar todas as dúvidas para que cada município implemente logo as atividades do compromisso.
A partir do dia 16, os 42 consultores começam a visitar os municípios com índice mais baixo de Ideb. Irão a campo 21 equipes para orientar os dirigentes municipais a elaborar seu plano de ação voltado para a melhoria do ensino nos próximos anos. Cada plano terá um diagnóstico do setor e um planejamento de atividades para garantir a melhoria do Ideb na cidade.
Questionário — Durante a reunião em Recife, será distribuído um questionário aos dirigentes. Eles devem opinar sobre as razões que levam ao baixo desempenho do município no Ideb. A proposta do MEC é conhecer as idéias dos prefeitos e secretários de Educação sobre a situação educacional antes de os consultores começarem as visitas.
Flavia Nery
Leia mais...
Ministro se reúne com 820 prefeitos em Recife