Dois premiados do Paped apresentam projetos na SBPC
Dois projetos vencedores da edição 2004 do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (Paped) foram apresentados hoje, 20, na 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Fortaleza (CE). Os projetos Álgebra Ativa, do professor José Aires de Castro, da Universidade Federal do Ceará, e Esforços Internos em Vigas, do professor Ricardo Ramos Fragelli, do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foram temas de duas minipalestras realizadas no estande do MEC.
O primeiro projeto consiste em dois softwares educativos desenvolvidos para estimular o raciocínio algébrico – Balança interativa e Carta interativa. A apresentação foi feita por Monalisa de Abreu Leite, Raquel Santiago Freire e Laécio Nobre de Macedo, integrantes do grupo de pesquisa.
Os softwares são voltados para alunos de 6ª e 7ª série do ensino fundamental, com o objetivo de ajudar na compreensão de conceitos algébricos, como incógnita e equações.
O segundo projeto consiste em arquivos multimídia para uso em escolas de engenharia. De acordo com Fragelli, caracteriza-se pelo uso de imagens tridimensionais e pelo alto grau de interatividade, utilizando programação Flash. “É um projeto que facilita a compreensão, porque simula casos reais. O estudante visualiza os esforços externos sobre uma viga, de maneira dinâmica”, explica.
Inscrições – O Paped é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), para apoiar projetos de materiais didáticos multimídia para uso em cursos presenciais ou a distância. As inscrições para a edição 2005 estão abertas até 19 de agosto. Mais informações na página eletrônica da Capes.
Repórter: Fátima Schenini