Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Prorrogado prazo para apresentação de projetos ao Prolind
Início do conteúdo da página
Educação superior

Prorrogado prazo para apresentação de projetos ao Prolind

  • Quarta-feira, 27 de julho de 2005, 16h03
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 09h55

As instituições públicas de ensino superior têm até o dia 5 de agosto para apresentar projetos referentes ao Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas (Prolind), desenvolvido pelo MEC, por meio das secretarias de Educação Superior (SESu) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

Lançado no final de junho, o edital estabelecia o dia 29 de julho como prazo para a apresentação das propostas. De acordo com Renata Gerard Bondim, consultora da SESu para políticas de formação superior indígenas, muitas instituições precisam de mais tempo para concluir suas propostas, dado o ineditismo da ação. “Além disso, publicamos uma retificação do edital ampliando mais o acesso para as instituições. O novo prazo vai estimular mais universidades a participar do programa e fazer com que muitas concluam melhor e aprimorem seus projetos”, disse Renata.

Com investimentos da ordem de R$ 2,6 milhões, o programa tem por objetivo incentivar as instituições públicas a desenvolver projetos de cursos de licenciatura para a formação de professores indígenas, que integrem ensino, pesquisa e extensão, assim como a permanência de estudantes indígenas em cursos de graduação. A valorização de temas como línguas maternas, gestão e sustentabilidade das terras e da cultura dos povos indígenas também é uma preocupação do programa.

A consultora da SESu observa que os projetos devem promover a capacitação política dos professores indígenas como agentes interculturais. Outro ponto importante do programa é a permanência de estudantes indígenas nas instituições públicas de ensino superior que possibilite o desenvolvimento de ações nas comunidades de origem dos estudantes. “Esse programa veio em resposta à demanda de vários anos dos povos indígenas e fica mais importante se considerarmos a necessidade de formação de profissionais indígenas capacitados para a gestão das terras e manutenção da identidade cultural e étnica”, afirma Renata Bondim.

Os projetos apresentados deverão ter autoria das instituições públicas em conjunto com lideranças e comunidades indígenas, e atender, pelo menos, a um dos seguintes itens: implantação e manutenção de cursos de licenciatura para formação de professores indígenas em nível superior; elaboração de projetos de cursos de licenciaturas específicas para a formação de professores indígenas e permanência de alunos indígenas na educação superior. Não serão aceitas propostas via Correios. O envio das propostas deverá ser feito, apenas por via eletrônica, através dos formulários constantes na página eletrônica do MEC.

Repórter: Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página