Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Conferência debate política indigenista de educação em MT
Início do conteúdo da página
Educação superior

Conferência debate política indigenista de educação em MT

  • Terça-feira, 11 de outubro de 2005, 15h41
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de maio de 2007, 09h41

Técnicos das secretarias de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e da Educação Superior (SESu/MEC) participam a partir desta quarta-feira, 12, em Cuiabá (MT), da 5ª Conferência Regional dos Povos Indígenas de Mato Grosso e Rondônia promovida pela Fundação Nacional do Índio (Funai). O tema central dos debates é a construção de um modelo de política indigenista para o Brasil. O evento se estende até domingo, 16.

A política de educação escolar indígena do MEC será apresentada pelo coordenador da área na Secad, Kleber Gesteira. Entre os pontos, ele vai destacar a relação do MEC com os sistemas de ensino, a inserção das escolas indígenas nos sistemas estaduais, financiamento, distribuição de responsabilidades quanto à oferta de educação, formação de professores, produção de materiais didáticos e controle social por meio dos conselhos de educação. Já a representante da Coordenação-Geral de Políticas Especiais do Ensino Superior da SESu, Verônica Cardoso, vai apresentar as políticas de acesso, permanência e sucesso dos estudantes indígenas nos cursos de graduação, com destaque para os programas Universidade para Todos (ProUni) e de Formação Superior e Licenciatura para Indígenas (ProLind).

A Funai espera a participação de 160 indígenas representantes dos povos que vivem em Mato Grosso e Rondônia. A conferência regional integra uma série de eventos que a fundação está realizando no país para ouvir os povos indígenas. O modelo de política indigenista será finalizado numa conferência nacional, em abril de 2006, com representação de todos os povos.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página