Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Com dois anos, programa levou 18 mil médicos a 4 mil municípios e atendeu 63 milhões de pessoas
Início do conteúdo da página
Educação superior

Cefets debatem criação de universidades tecnológicas

  • Sexta-feira, 21 de outubro de 2005, 12h56
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de maio de 2007, 10h17

Será realizado, nos próximos dias 24 e 25, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação, o Seminário Nacional Cefets e Universidades Tecnológicas – Identidades e Modelos. O encontro pretende definir políticas públicas para a implantação das instituições de modo a expandir a educação tecnológica no país.

O seminário foi organizado pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets) de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, com o apoio do MEC e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Um dos objetivos é trocar experiências com dirigentes de instituições de educação tecnológica de outros países que já implantaram o sistema com sucesso.

“Vamos congregar pesquisadores, acadêmicos e dirigentes da França, Canadá e Alemanha para debatermos o tema e elaborarmos o primeiro documento, que servirá de base para a criação e consolidação das universidades tecnológicas no país”, comentou Flávio Antônio dos Santos, diretor do Cefet-MG e organizador do evento.

Transformação – O Cefet paranaense foi transformado neste mês em universidade tecnológica, a primeira do país. Alguns Cefets, como o de Minas Gerais e o do Rio de Janeiro, também devem pleitear a transformação no fim do seminário. Os próximos a entrar na fila serão os Cefets da Bahia e do Maranhão. São os cinco primeiros centros a oferecerem graduação e programas de pós-graduação no Brasil.

Há 34 Cefets no país, espalhados em 22 estados. A rede federal compreende 144 instituições: os Cefets, as 43 unidades descentralizadas (Uneds), as 36 escolas agrotécnicas federais (EAFs), as 31 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e a escola técnica federal de Palmas, em Tocantins.

Repórter: Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página