Cefets debatem criação de universidades tecnológicas
Será realizado, nos próximos dias 24 e 25, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação, o Seminário Nacional Cefets e Universidades Tecnológicas – Identidades e Modelos. O encontro pretende definir políticas públicas para a implantação das instituições de modo a expandir a educação tecnológica no país.
O seminário foi organizado pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets) de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, com o apoio do MEC e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Um dos objetivos é trocar experiências com dirigentes de instituições de educação tecnológica de outros países que já implantaram o sistema com sucesso.
“Vamos congregar pesquisadores, acadêmicos e dirigentes da França, Canadá e Alemanha para debatermos o tema e elaborarmos o primeiro documento, que servirá de base para a criação e consolidação das universidades tecnológicas no país”, comentou Flávio Antônio dos Santos, diretor do Cefet-MG e organizador do evento.
Transformação – O Cefet paranaense foi transformado neste mês em universidade tecnológica, a primeira do país. Alguns Cefets, como o de Minas Gerais e o do Rio de Janeiro, também devem pleitear a transformação no fim do seminário. Os próximos a entrar na fila serão os Cefets da Bahia e do Maranhão. São os cinco primeiros centros a oferecerem graduação e programas de pós-graduação no Brasil.
Há 34 Cefets no país, espalhados em 22 estados. A rede federal compreende 144 instituições: os Cefets, as 43 unidades descentralizadas (Uneds), as 36 escolas agrotécnicas federais (EAFs), as 31 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e a escola técnica federal de Palmas, em Tocantins.
Repórter: Raquel Maranhão Sá