Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro diz que rede federal deve buscar a excelência
Início do conteúdo da página
Educação superior

UNE também participa do Projeto Rondon

  • Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006, 12h49
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 10h17


Com seis universitários, a União Nacional dos Estudantes (UNE) participa da Operação Minas Gerais do Projeto Rondon, até o próximo dia 23, em 19 municípios do Vale do Jequitinhonha. Trabalham voluntariamente no projeto 256 rondonistas, entre universitários e professores de 15 universidades mineiras. Eles levam informações, por meio de palestras, oficinas e cursos, a comunidades carentes e conhecem uma nova realidade.

Marina da Silva Sanes, 21 anos, estudante de enfermagem da Fundação Universidade do Rio Grande do Sul (Furg), foi até Gouveia, no interior mineiro, para representar a UNE na operação e participar da experiência. Ao lado de 16 rondonistas de Araxá, Minas, tem ajudado em oficinas destinadas a agentes de saúde. “É ótimo entrar em outra realidade. Estou trocando experiências, conhecendo pessoas e fortalecendo o diálogo com lideranças e a comunidade de Gouveia”, explicou Marina.

“As palestras dos rondonistas são enriquecedoras. O pessoal tem contribuído muito. Está preparado e com excelente astral”, disse o prefeito de Gouveia, Alberone de Oliveira. Os rondonistas fazem palestras sobre planejamento familiar, consumo de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e Aids e riscos de gravidez.

Pesquisas — Os participantes também desenvolvem pesquisas de campo sobre analfabetismo e ações nas áreas de meio ambiente, direito, negócios, turismo e desenvolvimento sustentável. “Estou gostando das palestras, aprendendo muito. É também uma oportunidade para multiplicar informações no sistema”, comentou Rosimere Alves de Oliveira Félix, auxiliar de enfermagem do Posto de Saúde da Família em Gouveia.

A reativação do Projeto Rondon foi uma proposta da UNE levada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto é realizado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Educação e com o apoio de órgãos do governo federal e prefeituras.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página