Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro empossa reitor da Federal da Grande Dourados
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ministro empossa reitor da Federal da Grande Dourados

  • Sexta-feira, 07 de julho de 2006, 10h50
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 13h42

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deu posse nesta quinta-feira, 6, ao professor Damião Duque de Farias no cargo de reitor pro tempore da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O mesmo ato empossou também o professor Wedson Desidério Fernandes no cargo de vice-reitor pro tempore da instituição.

A nova universidade, sediada em Dourados (MS), foi criada pelo desmembramento da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Situada a 220km de Campo Grande e 110km da fronteira com o Paraguai, sua importância e localização abrangem extensa área de influência educacional que inclui estados e países vizinhos, tais como Paraguai e Bolívia, de onde se origina significativa parcela de seus alunos.

A UFGD abrigará os alunos regularmente matriculados nos cursos ora transferidos, que passarão a integrar seu corpo discente. Ela atende atualmente 3,2 mil alunos com um quadro de 96 professores distribuídos por 22 cursos de graduação, três programas de mestrado e um doutorado.

Trajetória - O reitor pro tempore da UFGD é graduado em história pela UFMS e tem mestrado e doutorado em história social pela Universidade de São Paulo. Com vasta experiência na vida acadêmica, Damião Duque é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desde 1995, na graduação e no mestrado de história.

Durante sua trajetória institucional ocupou as funções de coordenador do Curso de História e a chefia do Departamento de Ciências Humanas. O novo reitor também participou do grupo de trabalho para elaboração e encaminhamento do projeto de criação da UFGD e também do grupo de trabalho para a implantação dessa instituição.

Para o reitor empossado, “esse momento representa a concretização de um sonho antigo da região. Representa, também, a efetividade do programa de expansão da educação superior realizado pelo MEC e irá significar um grande impulso para o desenvolvimento regional”.

O vice-reitor, Wedson Desidério Fernandes, é graduado em ciências biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e tem mestrado e doutorado em ecologia pela universidade estadual dessa mesma cidade.

José Leitão

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página