Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro diz que rede federal deve buscar a excelência
Início do conteúdo da página
Educação superior

Cursos de pedagogia terão supervisão

  • Sexta-feira, 18 de janeiro de 2008, 08h04
  • Última atualização em Quinta-feira, 24 de janeiro de 2008, 13h01

Instituições devem se manifestar para que a comissão de supervisão da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) avalie cada caso e defina as medidas a serem adotadas (Foto: João Bittar)O Ministério da Educação divulga nesta sexta-feira, 18, a relação das 60 instituições de ensino superior que oferecem cursos de pedagogia e de normal superior sujeitas a processo de supervisão. A medida tem como base o processo-piloto iniciado em outubro de 2007 com os cursos de direito — 29 instituições já assinaram termo de compromisso para melhorar a qualidade dos cursos. Outras 51 instituições, que obtiveram  conceitos insuficientes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Índice de Desempenho Desejável (IDD), passam por processo de supervisão. Elas devem apresentar ao MEC diagnósticos e medidas saneadoras.

Os 49 cursos de pedagogia e os 11 de normal superior com os conceitos Enade e IDD 1 e 2 vão se manifestar para que a comissão de supervisão da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) avalie cada caso e defina as medidas a serem adotadas. De acordo com o secretário de educação superior, Ronaldo Mota, a ação justifica-se pelo critério de qualidade estabelecido pelo ministério.

“O MEC deve garantir o padrão de qualidade do ensino, seja pela correta aplicação do Sinaes (Sistema de Avaliação da Educação Superior), seja pelos  processos de supervisão, sempre que necessários”, disse. Para Mota, cabe à SESu instaurar procedimento de supervisão para sanear possíveis deficiências detectadas nos cursos de graduação.

Assessoria de Imprensa da SESu

Confira a relação das 60 instituições

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página