Homenagem a cientistas e pesquisadores
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou nesta quarta-feira, 10, as insígnias e diplomas da Ordem Nacional do Mérito Científico a 95 cientistas, professores e gestores de ciência e tecnologia brasileiros e estrangeiros . Eles foram homenageados pela prestação de serviços relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil em 2005 e 2006.
Juntamente com o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias Rodrigues, o ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu o título de membro nato da Ordem. Já o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, recebeu a Grã-Cruz e passa a fazer parte do conselho.
Para o presidente Lula, é importante reconhecer as pessoas que fazem parte do processo de desenvolvimento científico e tecnológico do país. Com o Plano de Ação para o setor (triênio 2007-2010), a ser lançado no próximo mês, o Brasil vai investir mais de 1,5% do PIB em ciência e tecnologia. “Este é um reconhecimento público da sociedade brasileira à dedicação de todas as pessoas que transformaram suas vidas em um constante processo de alargar as fronteiras do conhecimento humano”, disse.
O Brasil ampliou sua capacidade de formar pesquisadores: “Em 2006, foram titulados 32 mil mestres e 9.300 doutores. Aumento superior a 30% em relação a janeiro de 2003”, afirmou o presidente. Segundo ele, hoje, mais do que nunca, ciência e tecnologia fazem parte do eixo básico do modelo de desenvolvimento que está sendo implantado com sucesso no Brasil.
Histórico ― A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993 por decreto do presidente da República. Ela premia personalidades nacionais e estrangeiras de destaque na área científica e tecnológica. Também entrega uma medalha de prata à personalidade jurídica que tenha se destacado. Os nomes são indicados por instituições e autoridades ligadas à área. Submetidos a uma comissão técnica, posteriormente os candidatos são avaliados pelos ministros membros do conselho, a quem cabe a decisão final.
Manoela Frade